São Paulo, 03 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

16/11/2019

Hexagon Ortopedia reduz em 35% o custo do processo de usinagem


(17/11/2019) – Que a produtividade é um elemento chave para a indústria, não é nenhum segredo. O que nem todos sabem é que a solução para o aumento da produtividade nem sempre está ligada a investimentos altíssimos, grandes reformas estruturais ou aumento expressivo da equipe. Muitas vezes, uma única solução pode significar benefícios importantes para a produtividade, ao mesmo tempo em que torna o processo mais econômico. Essa foi aposta feita pela Hexagon Ortopedia, uma das cinco maiores fabricantes de implantes ortopédicos do Brasil.

Em 2016, a Hexagon, empresa com 30 anos de história, que concentra as suas operações em Itapira (SP), tinha um problema: em função do alto tempo de fabricação e baixa vida útil da ferramenta na operação de furação profunda, a Hexagon terceirizava parte de sua produção, gerando um custo indesejado em seu produto final. Além disso, a máquina especial de furação profunda HTT Shangay usinava em um ciclo de 248 segundos e a broca canhão de diâmetro 2,7 mm tinha uma vida útil de cerca de 30% do ideal.

Na busca de uma solução para este problema e visando tornar-se mais competitivas, a Hexagon procurou a Blaser Swisslube. “O objetivo principal era melhorar o desempenho da operação de furação profunda com diâmetro 2,7 mm, mas a utilização de um óleo de base vegetal também era desejável, por ser mais amigável ao meio ambiente entre outros benefícios”, conta o gerente Industrial da Hexagon, Cláudio Barbosa.

Em uma visita feita pela equipe técnica da Blaser Swisslube à Hexagon, o consultor de produtividade José Geraldo Bregagnolo e o engenheiro de aplicação Carlos Henrique Ganzella analisaram os detalhes do processo, máquina, bomba (pressão), materiais, brocas e os parâmetros que eram usados na ocasião e apresentaram a Proposta de Valor da Blaser, para aumentar a produtividade em 5% e a vida útil das ferramentas em 10%. O produto recomendado foi o óleo integral de base vegetal Vascomill 10, substituindo o óleo de base mineral utilizado anteriormente. Porém, as expectativas foram ultrapassadas.

Um excelente resultado – Segundo os envolvidos no processo, os resultados obtidos com a máquina de furação profunda HTT Shangay foram excepcionais: durante a fase de testes, de agosto a outubro de 2016, a vida útil da broca canhão de 2,7 mm aumentou em 71%, o tempo de ciclo foi reduzido em 40% (de 248 segundos para 148 segundos), duplicando o avanço da ferramenta e gerando ganho financeiro de 35% em todo o processo da usinagem.

Passados três anos, a Hexagon tem toda a sua produção internalizada e trabalha apenas com o Vascomill 10 nesta operação, consolidando a parceria com a Blaser em 100% da sua unidade fabril, utilizando produtos de base vegetal, tanto integrais como miscíveis em água.

Atualmente, a fábrica de Itapira conta com 19 centros de usinagem, 15 tornos de cabeçote suíço e 21 tornos CNC. As máquinas usinam aço inox (316 e 304), titânio puro, ligas de titânio (5832-3) e alumínio (6043-TS). “Quando o fluido torna-se uma ferramenta líquida, os processos de usinagem tornam-se também mais competentes. Nossos consultores são especialistas em oferecer as melhores soluções para aumentar a produtividade e gerar ganhos de produção”, diz Alessandro Alcantarilla, diretor-geral da Blaser Swisslube do Brasil.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.