São Paulo, 15 de Novembro de 2019

  • Notícias

    Senai inaugura o Cimatec Park, na Bahia, com 4 milhões de m²


    (10/11/2019) - O Senai inaugura nesta segunda-feira, 11 de novembro, na Bahia, um de seus projetos mais ousados: o Senai Cimatec Park, voltado ao suporte ao desenvolvimento e à inovação da indústria, numa área total de 4 milhões m², no Polo Industrial de Camaçari.

    Trata-se de um projeto com prazo total de 30 anos e investimentos previstos de mais de R$ 2 bilhões. Já nesta primeira fase, será inaugurado com praticamente todos os seus primeiros 11 galpões de inovação ocupados.

    Segundo o Senai, o projeto preenche falta no país de centros tecnológicos com características industriais. “As universidades realizam pesquisas até o nível de bancada, enquanto as empresas não têm estruturas ou condições de testar novos modelos produtivos sem parar a linha de produção”, informa a entidade em nota à imprensa. “O Senai CIMATEC Park tem estrutura voltada a demandas industriais que requerem condições de controle e operação especiais, aliando pesquisa, desenvolvimento e testes de produtos e modelos inovadores”.

    O projeto é uma expansão dos limites e da atuação do Senai Cimatec, inaugurado em 2002, em Salvador (em Piatã, Av. Orlando Gomes). Na primeria fase o Senai Cimatec Park contará com infraestrutura diferenciada para atender necessidades nas áreas de Automação, Conformação e União de Materiais, Química, Mineração, Energia Eólica, Mecânica, Naval e Offshore, Automotiva, Elétrica, Construção Civil, Química, Petroquímica e Biotecnologia, Farmacêutica, Celulose e Papel e Petróleo e Gás.

    LABORATÓRIOS – Alguns projetos já em operação no Cimatec de Salvador serão transferidos para as novas instalações. É o caso da Planta Piloto de Extração de Metais Valiosos, em parceria com a empresa Nexa, que recupera metais presentes em resíduos industriais de mineradoras. Outro é Laboratório de Alta Performance de Motores, que ganhará nova dimensão no Cimatec Park, podendo realizar testes para cidades conectadas.


    Voltar