São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

28/09/2019

Bom sinal: indústria registra ajuste parcial dos estoques

(29/09/2019) – Segundo a última Sondagem Industrial da CNI – Confederação Nacional da Indústria, o nível de estoques, que desde fevereiro vinha crescendo, manteve-se estável em agosto. O índice recuou de 52,8 pontos em julho para 51,7 pontos em agosto.

O índice ainda mostra excesso de estoques, já que permaneceu acima dos 50 pontos, mas mostrou estar mais próximo do planejado que nos dois meses anteriores. Desta forma, futuros aumentos da demanda – quando acontecerem – poderão gerar maior estímulo à produção.

Em agosto, mês em que o crescimento da produção é comum, a produção industrial realmente aumentou, ainda que em intensidade menor que em outros anos. Os estoques em excesso são uma das razões para o resultado. O índice de evolução da produção registrou 51,4 pontos, mantendo-se acima da linha divisória de 50 pontos.

No entanto, a atividade industrial, medida pela Utilização da Capacidade Instalada (UCI), segue próxima a do ano passado, ou seja, permanece muito abaixo da registrada nos anos anteriores à crise recente. A UCI aumentou um ponto percentual em agosto, para 69%.

Talvez por isto, os índices de expectativas dos industriais recuaram ligeiramente em setembro, embora os empresários permaneçam otimistas com relação aos próximos seis meses.

A intenção de investir, por exemplo, caiu 0,6 ponto na comparação mensal, atingindo 53,5 pontos. Apesar da queda, está acima do registrado no mesmo período de 2018, em 2,7 pontos, e da média histórica, em 4,3 pontos.

Já o índice de expectativa de exportações, que mostra trajetória de queda desde o início do ano, está se aproximando dos 50 pontos, o que representaria expectativa de estabilidade para as exportações de manufaturados.

Outros índices de expectativas que apresentaram queda no mês de agosto foram o de demanda (0,6 ponto) e o de compras de matérias-primas (0,9 ponto).

Por sua vez, o índice de evolução do número de empregados atingiu 48,6 pontos, um aumento de 0,2 ponto em relação a julho. Entretanto, da mesma forma e nas mesmas condições que o índice de produção, este índice também se encontra em nível abaixo do usual para o mês.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.