São Paulo, 23 de Setembro de 2019

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    Linha de usinagem da FCA passa a operar em 3 turnos


    (08/09/2019) - A fábrica de Powertrain da FCA (Fiat Chrysler Automóveis) passará a exportar cabeçotes para a fábrica de Térmoli, na Itália. Segundo a empresa, o Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), deve exportar cerca de 100 mil cabeçotes até 2020, que serão utilizados na produção dos motores 1.4 Fire EVO Tetrafuel e Benzina, presente nos modelos Lancia Y e nos Fiat Panda, Qubo e 500.

    “A planta Powetrain de Betim está recebendo investimentos para diversificar a produção e também expandir as exportações para América Latina e Europa”, explica Cláudio Rocha, diretor Industrial Powertrain da FCA para a América Latina. Para o início da exportação, foram investidos cerca de R$ 2 milhões na adequação da linha de usinagem, que passa a funcionar em três turnos.

    Com capacidade para fabricar 460 mil cabeçotes por ano, a planta de Betim é responsável pela produção da família de motores Fire, Fire EVO e Firefly, além das transmissões C-510 e C-513. A planta está recebendo investimentos da ordem de R$ 500 milhões para iniciar a produção do FireFly Turbo a partir de 2020.

    De acordo com a FCA, com este investimento a fábrica de Powetrain do Polo Automotivo Fiat irá se transformar no maior polo produtor de motores e transmissões da América Latina, com capacidade para 1,3 milhão de unidades por ano.

    O cabeçote é um dos responsáveis pelo controle da queima ar/combustível e está ligado diretamente ao consumo e a performance do motor. Nele, vão instalados componentes vitais, como as válvulas de admissão e escapamento, as velas de ignição, os coletores de admissão e escapamento e até o próprio comando de válvulas do motor.


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