São Paulo, 23 de Setembro de 2019

  • Notícias

    Huawei investirá US$ 800 milhões em nova fábrica em SP

    (18/08/2019) - A empresa chinesa de alta tecnologia Huawei deverá investir US$ 800 milhões em uma nova fábrica no estado de São Paulo até 2022. Foi o que anunciou o governador João Doria, que esteve na semana passada na China liderando, pela quarta vez, uma comitiva empresarial em busca de investimentos para o estado.

    A Huawei já tem uma fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo, que emprega 2 mil funcionários diretos e 15 mil indiretos. De acordo com a empresa, a nova fábrica será voltada para a fabricação de produtos com tecnologia 5G, frequência que deverá ser colocada em leilão por meio da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações provavelmente em março de 2020.

    O investimento da Huawei foi sacramentado em uma reunião realizada em Xangai entre o governador e o vice-presidente da Huawei Brasil, Steven Shen. A cidade sede da nova fábrica ainda será definida, mas deverá ser escolhida dentre aquelas situadas em um dos polos de desenvolvimento tecnológico recém-criados por Doria.

    “A definição dependerá de circunstâncias logísticas, disponibilidade de mão de obra e das condições técnicas de implantação”, disse o governador, antecipando que a nova fábrica vai suportar, além do mercado doméstico brasileiro, também a exportação para a América do Sul.

    Não é o único novo investimento da Huawei previsto para São Paulo. A empresa também pretende investir, no período de 2020 a 2022, dentro do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas. O valor ainda não foi estabelecido, mas contemplará as áreas de tecnologia e inovação e o apoio a trabalhos de cunho mais acadêmico.

    Outro investimento será na área da educação, com um programa de inovação, tecnologia e digitalização da rede pública de ensino fundamental e básico. O objetivo é, até o final de 2022, que as escolas da rede pública estadual não utilizem mais giz e quadro negro, substituindo-os por computadores, tablets, smartphones e tecnologia de ponta, tanto para professores como para alunos.

    Ainda segundo a nota divulgada pelo governo de São Paulo, a Huawei também será uma das parceiras do Estado em programas voltados para a modernização e fortalecimento das Etecs -  Escolas Técnicas e Fatecs - Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza.


    Voltar