São Paulo, 23 de Setembro de 2019

  • Notícias

    Novo Design Center da FCA em MG é o maior da América Latina


    (18/08/2019) - O Design Center Latam da FCA - Fiat Chrysler Automóveis, inaugurado na semana passada em Betim (MG), é o maior estúdio de design automotivo da América Latina. Resultado do investimento de R$ 11,4 milhões, com 2.700 m² de área e dois pavimentos, o novo espaço irá abrigar 150 profissionais responsáveis pela criação de novos projetos.

    O Design Center traz na bagagem o know-how de 17 anos de atividades, período em que foram desenvolvidos mais de 15 novos modelos e oito carros-conceito, todos da marca Fiat para os mercados brasileiro e latino-americano.

    “Nascemos como Centro Estilo Fiat do Brasil em 2002. São 17 anos de uma área que, agora, se torna multibrand e encara o desafio de também experimentar novas ideias, formas e materiais para as marcas Jeep e RAM para a América Latina”, afirma o diretor do Design Center Latam, Peter Fassbender. “O novo Design Center é a prova da evolução e do reconhecimento de nossa história. Estamos preparados para os novos desafios”.

    Todos os produtos da FCA são desenvolvidos de forma colaborativa pelos times globais. Com uma equipe multidisciplinar, formada por designers, engenheiros, sociólogos, psicólogos, entre outros, o Design Center Latam mantém uma rotina intensa de intercâmbio com os polos de desenvolvimento da FCA na América do Norte, Europa e Ásia.

    USER EXPERIENCE - Além do espaço amplo e integrado, o novo Design Center traz como diferencial a tecnologia. O laboratório de User Experience (UX) possui simuladores, desenvolvidos especialmente para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade, além de percepções do design interno e externo dos veículos. “A FCA é a primeira no setor automotivo no país a investir na criação de um laboratório de UX”, explica o líder da área de UX, Leandro Alvarenga. No laboratório, designers e pesquisadores trabalham juntos, tornando o ciclo de design mais ágil e eficiente. O simulador foi desenvolvido em parceria com uma empresa de inovação do Polo Tecnológico de Campinas e cria um ambiente que busca representar de maneira realista condições variadas de direção.

    Além do UX Lab, o novo Design Center Latam conta com a Sala Virtual, que tem como diferencial o projetor laser, de tecnologia avançada, resultado de um investimento de mais de R$ 1 milhão. Com o novo equipamento, são projetados em excelente resolução o veículo em tamanho real e os detalhes específicos de textura. Esse recurso proporciona avaliações mais próximas da realidade. Integrado à Sala Virtual e ao UX Lab, o showroom é o espaço onde ocorrem as apresentações das várias fases dos projetos em desenvolvimento, até à aprovação final.

    No segundo piso, estão as áreas de trabalho. A arquitetura do espaço é aberta para promover a criatividade e unir as diversas equipes. “No segundo andar, projetamos e desenhamos os carros. Lá embaixo, prototipamos, testamos e validamos os resultados”, explica Daniel Gerzson, líder de Design Exterior. O segundo andar tem conexão com o Integrated, por meio de um mezanino de vidro, permitindo que os designers mantenham contato visual permanente com o modelo que está em desenvolvimento.

    De acordo com Peter Fassbender, nova onda de investimento está prevista para os próximos anos para a construção de um segundo prédio, ao lado do atual, para abrigar os equipamentos de usinagem, impressora 3D, além de outros espaços.


    Voltar