São Paulo, 19 de Julho de 2019

    Notícias

    Produção de veículos fecha semestre com leve alta


    (07/07/2019) - A produção da indústria automobilística brasileira fechou o primeiro semestre com alta de 2,8%, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo os números apresentados pela Anfavea na última quinta-feira (4 de julho). No semestre foram fabricados 1,47 milhão de veículos contra os 1,43 milhão do mesmo período de 2018.

    O resultado foi impactado pela forte queda nas exportações de janeiro a junho, de 41,5%. As vendas externas de automóveis e comerciais leves caíram 41%, enquanto as de caminhões sofreram baixa de 58,6% e as de ônibus de 21,6%. O resultado está bem acima do previsto pela Anfavea, que já revisou as projeções das exportações de 2019 para -28,5% (o anterior estava na faixa de -6%).

    As vendas no mercado interno somaram 1,30 milhão de unidades, 12,1% acima do resultado do primeiro semestre do ano passado, quando foram comercializadas 1,16 milhão de unidades. As vendas de automóveis e comerciais leves cresceram 10,9% enquanto as de caminhões subiram 46,1% e as de ônibus 72,7%.

    Apesar da revisão para baixo do volume das exportações, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, manteve as boas expectativas para mercado interno e produção. “Estamos no intervalo de um jogo que tem dois tempos. Com os indicadores que temos de inflação baixa, taxa de juros em queda e aumento de crédito, é possível apostar em um segundo semestre positivo. Mas isso depende da aprovação de uma reforma robusta da previdência, além de outras reformas que tragam de volta os empregos e a confiança dos consumidores e investidores”, afirmou.


    Voltar