São Paulo, 19 de Julho de 2019

  • Notícias

    Marcopolo entrega 1º lote de Torino produzido no ES


    (30/06/2019) - A Marcopolo entregou para o governo do Espírito Santo e para os consórcios Sudoeste e Atlântico Sul, na última quarta-feira, 26, o primeiro lote de ônibus urbanos do modelo Torino, que foram produzidos na sua fábrica localizada em São Mateus, que fica na região norte capixaba.

    O lote é composto de 20 ônibus, de um total de 88 unidades que atenderão a região de Vitória, capital do estado, e cidades da região metropolitana. A entrega aconteceu em cerimônia que contou com a presença do governador capixaba, Renato Casagrande, e de autoridades estaduais e municipais.

    De acordo com o governador, a aquisição foi feita para atender uma antiga reivindicação da população e faz parte de um programa para modernizar e melhorar a qualidade do transporte coletivo da Grande Vitória. Os 68 ônibus restantes serão entregues durante os meses de julho, agosto e setembro.

    “É muito importante e simbólico para a Marcopolo fornecer ônibus para a região da Grande Vitória fabricados dentro do próprio estado, em nossa unidade de São Mateus. Assim, colaboramos ao mesmo tempo para o desenvolvimento da indústria capixaba e contribuímos para melhorar o sistema de transporte da capital do estado”, disse o diretor de Negócios Ônibus da Marcopolo, Rodrigo Pikussa.

    Os veículos serão utilizados no sistema Troncal da Grande Vitória e já começaram a rodar. De última geração, eles incorporam modernos equipamentos de segurança e são também bastante confortáveis, contando com ar-condicionado. Nesses ônibus, que podem transportar 85 passageiros, não haverá cobrador e, por isso, a passagem só poderá ser paga com cartão de bilhetagem eletrônica.

    A fábrica da Marcopolo em São Mateus produz principalmente ônibus dos modelos Volare, mas a tendência é que a fabricação do Torino seja também incrementada ali. Com incentivo do governo estadual, a empresa ampliou a produção de ônibus de 2 unidades por dia, em 2017, para 6 unidades em 2018.

    Os investimentos e empregos gerados também cresceram. Só no primeiro semestre de 2018 a empresa investiu R$ 7,5 milhões na planta capixaba, de um total de R$ 100 milhões desde 2012. O número de colaboradores foi ampliado de 100 para cerca de 500 funcionários.


    Voltar