São Paulo, 26 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

22/06/2019

Toyota encerra 3º turno em Sorocaba e Porto Feliz


(23/06/2019) – Após uma sequência de boas notícias – novos investimentos, ampliações, criação de terceiro turno e previsões de recordes de produção -, a Toyota divulgou na última quarta-feira, 19, que vai desativar o terceiro turno nas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas em São Paulo. 840 funcionários serão demitidos, praticamente o mesmo número de contratados no final de 2018, quando da criação do novo turno de produção.

A justificativa dada pela montadora é a queda nas exportações, especialmente para o mercado argentino, responsável por cerca de 90% das vendas externas da filial brasileira. O mercado externo respondia por cerca de 30% da produção da fábrica de Sorocaba.

É um cenário bem distinto do divulgado há não mais que três meses, quando a montadora previa aumento de 23% no volume de produção em 2019 (na fábrica de Sorocaba, onde são fabricados os modelos Etios e Yaris), que saltaria dos 125 mil veículos de 2018 para 154 mil este ano.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) divulgou nota em que informa que há cerca de um mês vinha negociando com a montadora uma pauta de revisão de benefícios dos trabalhadores da planta de Sorocaba, como adicional noturno, reajuste salarial, e mais 18 itens para que a planta pudesse se adequar à queda na exportação de automóveis, com o objetivo de salvar postos de trabalho.

“No início das negociações a montadora afirmou ser preciso demitir 340 trabalhadores e discutir a pauta para evitar novas demissões. Como a montadora anunciou nesta semana que o número de trabalhadores demitidos, de forma unilateral, será maior, os dirigentes sindicais se recusam a rever qualquer benefício”, diz a nota do sindicato. “Por conta das demissões, os dirigentes do SMetal não discutirão nenhum ponto da pauta, enviada pela montadora no início das negociações”.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.