São Paulo, 20 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

01/06/2019

Máquinas e equipamentos fecha 1º quadrimestre em alta


(02/06/2019) – O setor de máquinas e equipamentos fechou o primeiro quadrimestre de 2019 com alta de 5,8% sobre o mesmo período do ano passado. Apesar do resultado positivo, a Abimaq – que divulgou os dados do setor na semana passada – frisa que os números registrados até aqui apontam para uma desaceleração do crescimento: era de 6,3% no primeiro trimestre e caiu para 5,8% agora. A entidade reforçou a expectativa de que setor deve crescer neste ano, mas abaixo do alcançado no ano passado, quando registrou elevação de 7%.

Segundo a entidade, o resultado mais fraco nos últimos dois meses se deve ao encolhimento dos investimentos no mercado doméstico, que caiu 8,7% em março e 18% em abril. A alta registrada em abril, de 2,4%, sobre março, é resultado do aumento das exportações.

Aliás, no mês de abril, as exportações do setor voltaram a superar a marca de US$ 1 bilhão após 63 meses consecutivos. Entretanto, essa marca – que representou aumento de 25,5% sobre março – não deve ser repetida nos próximos meses, na avaliação do departamento de Economia e Estatística da Abimaq, pois foi obtida graças a três negócios específicos, que somaram US$ 268 milhões. São eles: a exportaçãode máquina-ferramenta para serrar madeira; máquina para limpar/selecionar ovos e outros produtos agrícolas; e transportadores e/ou elevadores de carga.

Já as importações em abril cresceram 3,3% em relação a março, mas diminuíram 4,6% na comparação com abril de 2018. De acordo com os dados da Abimaq, no primeiro quadrimestre apenas 3 dos 7 grupos de usuários de máquinas e equipamentos importados cresceram: indústria de transformação; máquinas para agricultura; componentes para a indústria de bens de capital.

O resultado é que o consumo aparente – e portanto o volume total de investimentos em máquinas e equipamentos – caiu 5,5% em abril na comparação com o mês anterior e 6,9% em relação a abril de 2018. No acumulado do ano, porém, o índice é positivo: 6,3%.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.