São Paulo, 03 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

25/05/2019

Bosch desenvolve sensor para táxis voadores


(26/05/2019) – A Bosch está desenvolvendo um sensor específico para os chamados “táxis voadores”, veículos simultaneamente aéreos e urbanos que deverão entrar em fase de testes já no ano que vem, em cidades como Dubai, Los Angeles, Dallas e Singapura, e talvez já sejam disponibilizados para operação comercial em 2023.

Embora pilotos provavelmente estejam a bordo no início, os táxis voadores podem começar a voar de forma autônoma – isto é, sem a presença de um piloto – sobre os tetos das grandes cidades já em 2025, controlados remotamente do solo.

De acordo com Harald Kröger, presidente da divisão Automotive Electronics da Bosch, o sensor, de última geração, tem como principal objetivo justamente tornar os voos autônomos mais seguros, confortáveis e práticos. “Mas o nosso objetivo estratégico é desempenhar um papel de liderança nesse mercado”, diz o executivo.

Kröger acrescenta que a Bosch, com o sensor, também irá preencher uma lacuna do mercado: hoje, a tecnologia aeroespacial convencional é muito cara, volumosa e pesada demais para ser usada em táxis voadores autônomos.

“No entanto, sensores modernos que já são usados na condução autônoma ou no sistema ESP podem, potencialmente, preencher esta lacuna”, afirma ele. “Para chegar nisso, um time de engenheiros da Bosch combinou dezenas de sensores já testados e já em uso na indústria automotiva para criar uma unidade universal de controle para táxis voadores, que custará uma fração da tecnologia hoje disponível”.

O mercado de táxis voadores promete ser de um tamanho surpreendentemente grande. Segundo a previsão do Boston Consulting Group, até 2030 pessoas em todo o mundo farão 1 bilhão de viagens em táxis aéreos – uma vez que os serviços de carona compartilhada também terão estabelecidos rotas fixas acima do chão –, com a maioria destes veículos sendo capaz de operar sem a presença de um piloto.

Até 2025, cerca de 3 mil táxis aéreos estarão em operação ao redor do mundo, de acordo com a Roland Berger, consultoria que atua de forma importante na área automotiva. Esse número aumentará para 12 mil até 2030, com pouco menos de 100 mil táxis voadores dominando os céus até 2050.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.