São Paulo, 29 de março de 2024

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21/05/2019

Scania planeja investir R$ 1,4 bilhão no Brasil


(21/05/2019) – Quase um ano antes de concluir o atual ciclo investimentos, de R$ 2,6 bilhões, a Scania Latin America já anuncia um novo plano de investimentos para a fábrica de são Bernardo do Campo (SP). “Estamos há 62 anos no Brasil sempre acreditando na visão de longo prazo e potencial do País e esse (o novo) aporte reforça nossa jornada em direção ao transporte sustentável”, disse Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America, nesta terça-feira (21), durante visita do governador do Estado à fábrica. O novo ciclo, para o período de 2021-2024, será de R$ 1,4 bilhão.

O ciclo atual, iniciado em 2016 e que será concluído em 2020, de R$ 2,6 bilhões, teve como principal objetivo adaptar a fábrica para a maior mudança de linha de montagem já realizada em toda sua história e, com isso, a introdução de uma Nova Geração de Caminhões para a América Latina.

O novo plano de investimento, de R$ 1,4 bilhão, será direcionado para modernização da fábrica. “Nosso ritmo de investimento tem sido de R$ 100 milhões/ano, mas agora, para atender as necessidades das novas tendências ligadas ao mundo do transporte, precisamos elevar esse patamar”, conta Podgorski. “Nossa planta faz parte de um sistema de produção global, acabamos de lançar um produto embarcado com uma plataforma ligada a futuras tecnologias e esses recursos são base para o que está por vir”, afirma.

Um dos focos do investimento os veículos movidos a combustíveis alternativos, mais especificamente os veículos movidos a gás. “A produção de caminhões a gás em nossa planta, planejada para 2020, exemplifica o que reconhecemos como um investimento sustentável, ou seja, bom para os negócios e sociedade, e ao mesmo tempo de menor impacto para o meio ambiente”, completa.

P&D – Podgorski adiantou que os primeiros investimentos do novo ciclo terão como objetivo ampliar e concentrar as instalações destinadas às equipes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e melhorar sua logística fabril. A Scania prevê investir R$ 75 milhões em alterações no Plano Diretor da unidade de produção. “As duas iniciativas deixam claro o quão estratégica é nossa operação no Brasil”, destaca Podgorski.

Hoje a fábrica em São Bernardo do Campo abriga um departamento de P&D com 250 engenheiros atuando em paralelo com a matriz na Suécia. “Essa sinergia é fundamental para a qualidade que levamos aos nossos clientes. Atualmente, por exemplo, somos os responsáveis globais pelos testes de validação de veículos em condições severas. Um claro reconhecimento da importância de estar presente na América Latina com esta área”, explica Podgorski. “Teremos um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. Nosso time de P&D está 100% focado na jornada de implementação de combustíveis alternativos na região, especificamente gás natural e biogás”, completa.

Segundo o executivo, a atualização das instalações prediais, bem como dos equipamentos são fundamentais para que a empresa se mantenha competitiva. “Os investimentos que fazemos na operação industrial brasileira são de extrema importância para a modernização do nosso parque industrial, único a montar um caminhão de ‘para-choque a para-choque’ fora da Europa, o que nos garante assegurar aos clientes que um Scania é um Scania em qualquer lugar do mundo”, comenta Christopher.

Transporte Sustentável – Recentemente a Scania e a Citrosuco divulgaram uma parceria para a os primeiros testes com um caminhão que pode ser abastecido com gás natural veicular (GNV) ou biogás. O modelo, um pesado de 410 cavalos de potência, é da Nova Geração de Caminhões da marca. O teste começou na primeira quinzena de dezembro, e o período de análises levará um ano. A rota escolhida é Matão-Santos, em São Paulo, para levar suco de laranja para a exportação destinada a mais de 100 países.

A tecnologia do motor Scania, inédita na América Latina, também permite rodar com a mistura de ambos os combustíveis. “O caminhão movido a GNV/Biogás é mais uma exclusividade apresentada pela Scania no Brasil. Trata-se de uma alternativa ao diesel viável, que pode ser implementada em curto prazo e possibilita uma significante redução de custos com combustível”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

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