São Paulo, 25 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

20/04/2019

Liebherr quer crescer no mercado de automação no País


(21/04/2019) – A Liebherr, gupo alemão que atua em 11 áreas de negócios, planeja reforçar sua presença no mercado brasileiro de automação. Há dois anos, os produtos desta linha já são ofertados no País, em conjunto com a linha de máquinas para engrenagem, mas agora a empresa faz estudos para expandir a atuação nesse campo, inclusive com a possibilidade de nacionalizar alguns produtos – em especial a engenharia – como as linhas de paletização, FMS e os sistemas bin picking.

“Estamos fazendo estudos para analisar o quanto, com a engenharia local e a naciaonalização das partes metálicas e os painéis eletrônicos, nos ganharíamos em competitividade e redução de custos e de prazo de entrega”, explica Felipe Abud, supervisor de Vendas da duivisão de Máquinas de engrenagem e automação da Liebherr Brasil.

Nesse sentido, a empresa promoveu no último dia 17 de abril, em sua sede em Guaratinguetá (SP), um Tech Day para apresentar a clientes do setor automotivo uma das soluções da empresa, o sistema Bin Picking. Trata-se de uma célula robotizada, equipada com sistema de visão 3D, voltada à automatização da primeira linha de usinagem, capaz de pegar as peças forjadas ou fundidas (de 5 a 40 kg) dispostas numa caçamba (a demonstração foi feita com virabrequins) e alimentar máquinas de usinagem ou esteiras. Com o sistema de visão, o robô pode pegar as peças na caçamba independentemente de seu posicionamento. Podem estar dispostas em várias camadas, empilhadas em termoformados ou em paletes.

VISÃO 3D – O sistema Bin Picking da Liebherr tem como destaque o software de visão 3D, premiado na Alemanha em 2017, como melhor aplicação robótica. O sistema oferece três alternativas de visão. Uma delas utiliza laser de luz vermelha com método de trânsito a laser, ideal para ambientes de pouca luminosidade e alto nível de contaminação. Outra alternativa é a chamada triangulação a laser (de luz azul), de dois estágios, muito preciso e ideal para peças feitas de metal, materiais orgânicos e semitransparentes ou refletivos. A terceira opção é o sistema de visão estéreo 3D, altamente flexível e com um processo de triangulação que conta com um projetor central adicional. Essa opção é perfeita para tempos de ciclo mais curtos. O sistema de visão 3D estéreo pode criar mapas com profundidade completos e homogêneos de toda a cena graças à tecnologia de um projetor especial.

“Como resultado, o sistema oferece reconhecimento de imagem rápido e de alta resolução. A detecção óptica ocorre dentro de cinco segundos, dependendo do sistema de visão e da avaliação associada. Isso permite tempos de ciclo curtos para o sistema como um todo. Graças à alta resolução, a interface da nuvem de dados é simples e praticamente sem ruídos. Esses valores de medição de alta qualidade são transmitidos para o software principal do sistema de Bin Picking que, aliás, possbilita, de modo muito fácil, o ensinamento de novas peças, garras e seus pontos de pega”, explica Abud.

MERCADO – De acordo com Abud, a realização do Tech Day foi uma maneira de a Liebherr mostrar aos clientes, de maneira bastante clara, que a empresa está presente no mercado de automação, conta com uma linha de produtos significativa e que quer ampliar a sua participação no mercado nacional. A célula Robot Cell 20L, na qual estava instalado o sistema de bin picking, veio ao Brasil para demonstrações em uma montadora que no momento realiza estudos visando a automatização da primeira linha de usinagem da maioria das peças que compõem os seus motores.

Na avaliação do supervisor de Vendas, embora atualmente não existam grandes projetos no mercado nacional, as perspectivas para o segmento de automação são muito boas. “As fábricas no Brasil ainda são muito pouco automatizadas, o que é hoje uma necessidade para que as empresas ganhem competitividade”, comenta Abud. “No caso de novas fábricas ou novas linhas de produção, todos os projetos já estão considerando a automação”.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.