São Paulo, 19 de abril de 2024

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23/03/2019

Receita líquida da Randon cresce 45,1% em 2018

(24/03/2019) – O Grupo Randon fechou 2018 com receita líquida de R$ 4,3 bilhões, acréscimo de 45,1% sobre o ano anterior. Já a receita bruta alcançou R$ 6 bilhões, 43,4% superior à obtida em 2017. Os dados são do balanço da empresa, divulgado na última quarta-feira, 20.

De acordo com a companhia, contribuiu para este resultado o crescimento acentuado na maior parte das linhas de negócios, que chegaram próximas da totalidade da capacidade de produção. Também houve ampliação das operações fora do Brasil, além do crescimento das exportações diretas.

“O desempenho de 2018 consolida o crescimento iniciado no ano anterior, conquistado porque mesmo na crise promovemos a readequação de processos e de estruturas organizacionais, e investimos em modelos de negócios robustos e diversificados”, explicou o presidente da companhia, David Randon.

A Divisão Autopeças representou 50,8% das receitas totais do grupo no ano passado, seguida por 45,3% da Divisão Montadoras e 3,8% da Divisão de Serviços Financeiros. Ao final de 2018, os produtos que apresentaram maior participação na receita da Randon foram semirreboques (39,3%), materiais de fricção (25,8%) e eixos e suspensões (9,3%).

Já as vendas para o exterior em 2018 totalizaram US$ 182,3 milhões, aumento de 17,3% sobre 2017, quando foram registrados US$ 155,4 milhões. No entanto, apesar do substancial crescimento, o bom desempenho da companhia no mercado interno fez com que as exportações representassem 15,7% da receita líquida no ano passado, enquanto em 2017 a participação foi um pouco maior, de 16,8%.

A maior expansão aconteceu na exportação de semirreboques, crescimento de 49,9%, com destaque para o mercado chileno, que representou mais da metade das vendas ao exterior da Randon Implementos.

Em volume total exportado, a Fras-le se destacou, aproveitando o bom momento da economia dos Estados Unidos, cuja demanda foi crescente ao longo do ano e responsável por 47,3% das exportações da empresa.

No total exportado em 2018, Mercosul e Chile tiveram a parcela mais relevante e representaram 42,4% das exportações, enquanto para a região do Nafta foram 31,7% das exportações totais. Na China, houve substancial ganho no market share.

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