São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

23/03/2019

Porta-ferramenta inteligente controla processo em tempo real


(24/03/2019) – A Schunk Intec-Br lançou no mercado brasileiro o iTendo, primeiro porta-ferramenta de expansão hidráulica inteligente do mundo, capaz de monitorar o processo de usinagem direto na ferramenta, permitindo o controle em tempo real dos parâmetros de corte.

Vibrações, marcas de trepidação e falha de ferramenta, problemas que tiram o sono de muitos operadores de máquinas, podem ser resolvidos com o iTendo, projetado pela Schunk, com o apoio da Universidade de Tecnologia de Viena e a startup Tool IT GmbH. “O iTendo é um marco na tecnologia de porta-ferramentas”, enfatiza o diretor-executivo da empresa alemã, Henrik Schunk.

O porta-ferramentas utiliza o potencial total de monitoramento de processo integrado diretamente onde o cavaco é formado. A Schunk chama esta estratégia de “mais próxima da peça”, na qual a inteligência é integrada ao primeiro elemento sem desgaste do equipamento da máquina que está mais próximo da peça a ser trabalhada.

“Nós combinamos as propriedades mecânicas excepcionais do Tendo com as possibilidades do processo de monitoramento digital”, disse o diretor de conselho do Instituto de Tecnologia de Manufatura (IFT), da Universidade de Tecnologia de Viena, e fundador da Tool IT, Friedrich Bleicher.

A ferramenta inteligente é oferecida na primeira etapa em combinação com o porta-ferramentas de expansão hidráulica Schunk TENDO, de 2019, permitindo a documentação completa da estabilidade do processo, monitoramento do valor limite de depreciação, detecção de quebra de ferramenta e controle em tempo real da velocidade de rotação e taxa de alimentação.

“A tecnologia de sistemas incorporados combina o mais alto grau de transparência do processo com o potencial de controle autônomo sem que os usuários tenham que privar-se da qualidade e desempenho comprovados do porta-ferramenta de precisão”, explica Bleicher.

Geometria e desempenho inalterados – O porta-ferramentas com processo inteligente integrado têm os mesmos contornos de interferência que as montagens convencionais de equipamento do mesmo tipo. O uso de lubrificante de arrefecimento é possível como de costume. Equipado com um sensor, bateria e unidade de transmissão, o sistema inteligente grava o processo diretamente na ferramenta, transmite os dados via wireless para uma unidade de entrada na sala de máquina e, posteriormente, via cabo para uma unidade de avaliação e controle, onde os dados são analisados.

Um algoritmo determina continuamente um parâmetro para a estabilidade do processo. Dependendo da particularidade da aplicação, um serviço web pode ser usado para definir os limites exatos de ambos e reagir de acordo, caso eles sejam excedidos. Todos os dados do processo permanecem dentro do loop de controle fechado da máquina, garantindo a máxima segurança dos dados.

Controle permanente – Durante a usinagem, o porta-ferramentas inteligente analisa permanentemente o processo. Caso se torne instável, pode ser parado em tempo real e sem nenhuma intervenção do operador, reduzido aos parâmetros básicos definidos previamente, ou adaptado enquanto o corte retorna para a faixa estável.

O sistema permite a completa documentação e monitoramento de valor limite bem como um aperfeiçoamento da qualidade da usinagem ajustando automaticamente os dados de corte durante a vibração.

Além disso, o porta-ferramentas inteligente possibilita, adicionalmente, uma análise da condição da ferramenta, bem como o aumento na taxa de remoção de metal. O sistema é extremamente fácil de ser modernizado sem a necessidade de modificação ou substituição dos componentes da máquina. Desde que os algoritmos corram de forma autônoma e o operador defina apenas limites e reações exatas, não é necessária nenhuma avaliação especializada dos dados determinados. Em vez disso, o sistema gerencia o processo de forma autônoma e em tempo real baseado nas especificações.

Peças do programa padrão de 2019 – Em um primeiro momento, a Schunk oferece o porta-ferramentas inteligente em montagens customizadas para projetos. Ainda este ano, a padronização está planejada dentro do programa de porta-ferramentas.  No futuro, todos os porta-ferramentas do portfólio da empresa serão equipados com sistemas de sensores inteligentes.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.