São Paulo, 25 de Maio de 2019

  • Notícias

    Mercedes expande conceitos 4.0 na produção de cabines


    (10/03/2019) - Já entrou em operação na fábrica de caminhões da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, a nova linha de produção de cabines baseada nos conceitos da Indústria 4.0. O setor conta com os principais pilares da chamada quarta revolução industrial, como tecnologia digital, conectividade, dados na nuvem, Big Data e Internet das Coisas.

    É o segundo departamento da fábrica da Mercedes a utilizar os conceitos 4.0, que já estão implantados há quase um ano na linha de montagem dos caminhões. As novas tecnologias serão em seguida estendidas para a produção de agregados, como motores, câmbios e eixos, e também de chassis de ônibus. Todo este upgrade está contido no plano de investimentos de R$ 2,4 bilhões programados para o período 2018-2022.

    Para Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da empresa na América Latina, a adoção dos conceitos da Indústria 4.0 na produção de veículos comerciais da Mercedes contribuirá significativamente para o aumento da eficiência e a melhoria da logística neste segmento.

    “Estamos projetando ganhos de 15% em eficiência e 20% em logística na comparação com os processos anteriores”, diz. De acordo com o executivo, além de tecnologias, processos e recursos avançados, a nova Indústria 4.0, que cresce cada vez mais dentro da unidade, também está afetando positivamente o ambiente de trabalho.

    A fábrica da Mercedes está virando, na prática, também uma espécie de laboratório de inovações. Na nova linha de cabines 4.0 estão sendo desenvolvidas e testadas soluções inéditas não só na unidade, mas na própria produção de veículos comerciais no país, como óculos de realidade aumentada, robô colaborativo e exoesqueleto. Essas tecnologias, além dos avanços em produtividade, trazem ganhos importantes em ergonomia, qualidade de vida e segurança no ambiente de trabalho.

    A alta tecnologia empregada na linha de cabines ainda permite disponibilizar dados em tempo real para diversas áreas da fábrica. Um simples app permite acompanhar 100% da produção pelo celular e de qualquer lugar. É possível também fazer interfaces com a planta de Juiz de Fora (MG), onde é feita a pintura das cabines.


    Voltar