São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

23/02/2019

Honda irá investir na modernização da fábrica de Manaus


(24/02/2019) – A Moto Honda da Amazônia anunciou na última terça-feira (19/02) a abertura de um novo ciclo de investimentos no Brasil, que prevê aporte de R$ 500 milhões. Os recursos – previstos para o período 2019/2021 – serão destinados à modernização da fábrica de Manaus, que se inicia ainda este ano nas áreas de fundição e usinagem.

De acordo com a companhia, o objetivo é tornar a Moto Honda da Amazônia (inaugurada em 1976) referência em produtividade. Para tanto, será realizada uma completa transformação na cadeia produtiva, “que irá proporcionar maior eficiência, melhorias significativas em logística e avanços tecnológicos que, juntos, irão contribuir para o aumento da competitividade da empresa”.

“A Moto Honda da Amazônia é uma empresa tradicional no segmento duas rodas, atuante no Brasil desde 1971. Em 48 anos, acompanhamos o amadurecimento deste mercado e, claro, do público consumidor que está cada vez mais exigente em quesitos como design, segurança, tecnologias amigáveis ao meio ambiente e preço”, observou Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America. “Assim, estamos fortalecendo a nossa eficiência no processo produtivo para continuarmos satisfazendo nossos consumidores e obtendo a competitividade internacional em um segmento cada vez mais concorrido e globalizado“.

Modernização – As ações a ser implementadas na fábrica nos próximos três anos incluem a renovação de equipamentos, construção de novos prédios, reposicionamento de linhas produtivas e melhoria dos postos de trabalho.

Para se obter um fluxo produtivo mais interligado e com menor movimentação, algumas áreas da empresa serão realocadas. A iniciativa terá início com o agrupamento dos processos para a fabricação de motores, a partir da transferência da fundição, da usinagem, da pintura alumínio e da montagem dos motores para uma nova estrutura predial, inaugurando, assim, a Fábrica de Motores.

Fundição e Usinagem – A primeira área a ser transferida será a fundição, cujo novo galpão já está construído e possui 13.852 mil m². No segundo semestre será a vez da transferência da área de usinagem para um novo local com 11.928 m², que está em obras no momento. Já a transferência da pintura alumínio e da nova montagem dos motores, que também ganharão novos prédios, deverá estar concluída até 2020.

Da mesma forma, simultaneamente à Fábrica de Motores, será conduzida a modernização de toda a cadeia produtiva da Moto Honda da Amazônia, incluindo a montagem de motocicletas, a produção do chassi, a produção de peças plásticas, os processos de soldagem e pintura dos tanques, além dos departamentos de embalagem e expedição.

“Estamos engajados em tornar a Moto Honda referência em produtividade. Promoveremos melhorias em maquinário, com novos robôs e processos mais atualizados. Esta iniciativa irá proporcionar maior flexibilidade e rapidez à nossa operação para superar cada dia mais as expectativas de nossos clientes”, explica Júlio Koga, vice-presidente Industrial da Moto Honda da Amazônia.

Esta transformação também terá impacto direto no ambiente de trabalho dos colaboradores que atuam nas áreas fabris. Serão promovidas reformas prediais que trarão mais conforto às equipes, com ambientes climatizados, mais amplos e arejados, e acordo com os mais modernos e rigorosos padrões de ergonomia, saúde e segurança do trabalho. Além disso, a fábrica estará ainda mais adequada do ponto de vista ambiental, a partir do uso da luz natural e do reaproveitamento de água.

Moto Honda da Amazônia – Em 1971, a Honda iniciou as vendas de suas primeiras motocicletas importadas no Brasil. Cinco anos depois, foi inaugurada a fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus, de onde saiu a primeira CG, até hoje o veículo mais vendido do Brasil.

Desde então, a unidade já produziu mais de 24 milhões de motos, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Produtos de Força da Honda no País, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores, entre outros. Com 42 anos de história em Manaus, a Moto Honda da Amazônia é hoje a maior e mais verticalizada fábrica de motos da Honda em todo o mundo, além de ser uma das maiores do Polo Industrial de Manaus (PIM) e um dos centros de produção mais representativo das Américas.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.