São Paulo, 29 de março de 2024

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19/02/2019

Ford decide fechar a fábrica de São Bernardo


(20/02/2019) – A Ford decidiu sair do mercado de caminhões na América do Sul e fechar a fábrica de São Bernardo do Campo, mais antiga unidade da empresa em operação no Brasil. A medida supreendeu trabalhadores e o sindicato do ABC que vinham realizando ações visando atrair novos investimentos para a fábrica. No início da semana, inclusive, foi marcado uma plenária para ser realizada nesta quinta-feira (21), às 17h30, “para definir os encaminhamentos de luta na cobrança por investimentos de futuro da fábrica”.

Em nota divulgada à imprensa, a montadora explica que a medida faz parte da ampla reestruturação de seu negócio global. “A Ford Motor Company anuncia que deixará de atuar no segmento de caminhões na América do Sul. Como consequência, a empresa encerrará as operações de manufatura na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) ao longo de 2019 e deixará de comercializar as linhas Cargo, F-4000, F-350 e Fiesta assim que terminarem os estoques”.

De acordo com o comunicado, a decisão de deixar o mercado de caminhões foi tomada após vários meses de busca por alternativas, que incluíram a possibilidade de parcerias e venda da operação. “A manutenção do negócio teria exigido um volume expressivo de investimentos para atender às necessidades do mercado e aos crescentes custos com itens regulatórios sem, no entanto, apresentar um caminho viável para um negócio lucrativo e sustentável”, informa.

“A Ford está comprometida com a América do Sul por meio da construção de um negócio rentável e sustentável, fortalecendo a oferta de produtos, criando experiências positivas para nossos consumidores e atuando com um modelo de negócios mais ágil, compacto e eficiente”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

“Sabemos que essa decisão terá um impacto significativo sobre os nossos funcionários de São Bernardo do Campo e, por isso, trabalharemos com todos os nossos parceiros nos próximos passos”, acrescentou. “Atuando em conjunto com concessionários e fornecedores, a Ford manterá o apoio integral aos consumidores no que se refere a garantias, peças e assistência técnica”.

De acordo com o comunicado, esta decisão se junta a outras iniciativas recentes que fazem parte da reestruturação em andamento na Ford América do Sul. Entre elas: a redução em mais de 20% dos custos referentes ao quadro de funcionários e à estrutura administrativa em toda a região; fortalecimento da linha de produtos, com ênfase em SUVs e picapes, cuja preferência tem crescido entre os consumidores, e encerramento da produção do Focus na Argentina; expansão das parcerias globais, como a recente aliança com a Volkswagen para desenvolver picapes de médio porte.

A montadora prevê que o fechamento da fábrica trará impacto de cerca de US$ 460 milhões em despesas não recorrentes, sendo que cerca de US$ 100 milhões serão relacionados à depreciação acelerada e amortização de ativos fixos. Os US$ 360 milhões remanescentes impactarão diretamente o caixa e estão, em sua maioria, relacionados a compensações de funcionários, concessionários e fornecedores.

Conjunto Industrial Ford São Bernardo do Campo – Instalada no ABC paulista, berço da indústria automobilística brasileira, esta á a unidade em operação mais antiga da Ford do Brasil e também a sua sede administrativa. Com cerca de 3 mil funcionários atualmente, a unidade abriga duas fábricas: a de carros, que hoje produz o New Fiesta Hatch, e a de caminhões.

Além da linha Cargo – formada por 24 modelos de caminhões leves, médios, pesados e extrapesados, de 8.250 kg a 56 mil kg e diversas configurações – ela produz também os caminhões Série F: o semi-leve F-350 e os leves F-4000 e F-4000 4×4.

A Ford iniciou suas atividades no local em 1967, quando adquiriu a Willys Overland do Brasil e expandiu sua atuação no Brasil. De suas linhas de montagem já saíram diversos modelos de sucesso, desde o Jeep Willys e o utilitário Rural, passando pelo Corcel, Maverick, Del Rey, Pampa, Escort, Ka, Courier e Fiesta Street até os produtos atuais. Em janeiro de 2001, a fábrica de caminhões Ford, que até então funcionava no bairro do Ipiranga, foi integrada às suas instalações.

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