São Paulo, 16 de Fevereiro de 2019

    Empresas

    Guhring e Tecno Tools se unem e investem na área de PCD


    (10/02/2019) - A Gühring do Brasil, um dos principais fabricantes de ferramentas rotativas do mundo, e a Tecno Tools, empresa brasileira especializada na fabricação de ferramentas de alta tecnologia em PCD e CBN, fecharam parceria técnica e comercial. O anúncio foi realizado na última quinta-feira, em evento realizado em Indaiatuba (SP).

    E o acordo já tem início com a realização de um investimento conjunto: as empresas adquiriram duas novas máquinas para afiar PCD, que serão instaladas na fábrica da Tecno Tools, em Itu (SP), no início de março. Os novos equipamentos vão aumentar em 50% a capacidade de produção da empresa nacional.

    Segundo as empresas, a parceria visa agilizar o atendimento aos clientes, aumentar a capacidade produtiva, transferir know-how e aumentar o market share de ambas as empresas. Com o acordo, a Gühring - que possui fábrica de rotativas em Salto (SP) - passa a contar com estrutura para a produção, reafiação e recondicionamento de ferramentas de PCD. A Tecno Tools, por sua vez, passa a contar com o apoio tecnológico e todo o portfólio de produtos da Gühring, que a partir de agora também irá comercializar para seus clientes.

    Segundo Jorge Jerônimo, diretor-geral da Gühring do Brasil, a parceria vinha sendo pensada há algum tempo, até porque as empresas já vinham trabalhando juntas em alguns projetos. “Será uma cooperação intensa, que terá como objetivo principal a agilidade e maior competitividade nas linhas de produtos e serviços com a tecnologia de PCD e CBN”, ressalta Jerônimo. “A nossa expectativa é muito positiva. A indústria está se recuperando e novas oportunidades de negócios surgirão com a aprovação do programa Rota 2030, que define as regras e incentivos para a fabricação de automóveis no Brasil nos próximos 15 anos. Tanto a Gühring quanto a Tecno Tools estão prevendo novos investimentos para 2019”, afirma o executivo.

    Com o acordo, a Gühring terá imediatamente à sua disposição no Brasil uma estrutura para produção de ferramentas de corte em PCD e CBN de excelente nível tecnológico, o que levaria anos para ser consolidado por conta própria. Já a Tecno Tools terá a seu favor a capacidade de investimento de uma empresa global como a Gühring.

    Aloísio Barros de Carvalho Jr, diretor industrial da Tecno Tools, avalia que o acordo trará bons resultados para ambas as empresas. Em sua avaliação, a Tecno Tools irá se beneficiar também com a consolidação de sua presença no mercado global. A companhia, que já exporta para o México e Argentina, vê agora a possibilidade de exportar para todo o mundo, a partir desse acordo.

    A parceria prevê ainda transferência de know-how, um programa de treinamento para os engenheiros da Gühring e Tecno Tools e o intercâmbio com a equipe de desenvolvimento da Gühring, na Alemanha. A Tecno Tools vai produzir ferramentas de corte em PCD e CBN para as mais diversas aplicações e para variados segmentos da indústria brasileira. “Estamos aumentando nossa capacidade de atendimento para responder com agilidade àqueles clientes que demandam produtos de alto desempenho e necessitam de soluções inovadoras que gerem ganhos de produtividade e competividade, como é o caso do setor automotivo”, diz Jerônimo, frisando que vê grande potencial nesta parceria que poderá levar a Gühring, até 2023, a alcançar a liderança no mercado brasileiro de ferramentas de PCD.


    Voltar