São Paulo, 09 de Dezembro de 2019

  • Notícias

    Voith Brasil produz maior cilindro monolúcido do mundo


    (27/01/2019) - A fábrica da Voith do Brasil, no bairro do Jaraguá, em São Paulo, concluiu a produção do maior cilindro monolúcido do mundo, com diâmetro de 7,3 m e 180 t. O equipamento - voltado à produção de papéis para embalagens flexíveis - será exportado para a fábrica do Koehler Paper Group, em Kehl, na Alemanha, e exigiu 10 meses de trabalho para a sua produção, sem contar às fases de engenharia e aquisição de matéria-prima.

    Líder de mercado em diversos segmentos de papéis especiais, a Koehler utilizará a nova máquina de papel (equipada com o cilindro monolúcido) para fabricar papéis para embalagens flexíveis, visando à substituição de embalagens à base de petróleo por materiais à base de fibras provenientes de fontes renováveis. O objetivo é substituir o plástico por papel sempre que possível.

    A peça, feita de chapa de aço carbono, é responsável por proporcionar mais lisura em um dos lados do papel durante o processo de fabricação. Parceiras há muitos anos, a Koehler já conta com outras máquinas fornecidas pela Voith.

    Segundo a fabricante, o cilindro foi integralmente fabricado no Brasil e demonstra a capacidade técnica da fábrica da Voith em São Paulo, que produz peças para clientes em todo o mundo. Além do cilindro monolúcido, a Voith está fabricando também outros cilindros secadores menores, com diâmetro de 1,8 m cada, que compõem o conjunto de equipamentos a serem instalados na fábrica de Kehl.

    Para acompanhar a produção dos equipamentos, o CEO da Koehler, Kai Furler, esteve no Brasil no final do ano passado. Furler conhece u a planta da Voith em São Paulo, inclusive o Centro de Inovação Tissue, que é referência no mercado para o desenvolvimento de novos produtos.

    “A visita foi excelente e, em breve, o cilindro partirá para seu destino final”, comentou Hjalmar Fugmann, presidente da Voith Paper América do Sul. “Do nosso lado, fica o sentimento de missão cumprida e o orgulho de participar de mais um projeto audacioso como este, que reforça nossa posição como fornecedores completos para o mercado de papel, com foco em promover tecnologias de ponta para nossos clientes”.


    Voltar