São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

19/01/2019

Daimler investirá meio bi de euros em caminhões autônomos


(20/01/2019) – A Daimler Trucks continua apostando no futuro dos caminhões autônomos. Na versão deste ano da “Consumer Electronics Show”, maior feira de eletrônicos do mundo que se encerrou no dia 11 em Las Vegas (EUA), a empresa não só apresentou o novo Cascadia Freightliner de condução parcialmente autônoma (Nível 2) – o primeiro caminhão de produção em série dessa categoria a rodar nas estradas norte-americanas – como anunciou que investirá mais 500 milhões de euros no projeto de caminhões autônomos de Nível 4.

Trata-se de um salto tecnológico substancial. A automação de Nível 4 se caracteriza pela rodagem autônoma em áreas definidas e entre locais específicos, dispensando totalmente a intervenção do motorista. Entre o Nível 2 e o Nível 4, haveria uma etapa intermediária, a de Nível 3, a de condução autônoma condicional, que será simplesmente ultrapassada.

A Daimler Trucks investe em veículos autônomos há anos, e quase sempre de forma pioneira. Em 2014, apresentou o Mercedes-Benz Future Truck 2025, o primeiro caminhão realmente autônomo do mundo, e em 2015 o Inspiration Truck Freightliner obteve a primeira licença para rodar concedida a um veículo comercial autônomo.

“Os caminhões autônomos irão aumentar a segurança, melhorar a logística e agregar mais valor às empresas, contribuindo para o futuro sustentável dos transportes”, disse Martin Daum, membro do board do Grupo Daimler AG e chefe mundial das divisões Daimler Trucks e Daimler Buses.

No Nível 4, os caminhões autônomos serão dotados de refinados sensores e sistemas capazes de operar ininterruptamente, possibilitando o uso maior dos veículos. Poderão viajar em qualquer horário evitando os congestionamentos por meio do gerenciamento inteligente das rotas, algo fundamental quando se prevê que o volume global de cargas rodoviárias vai mais que dobrar entre 2015 e 2050.

A direção autônoma também já é uma realidade na linha Mercedes-Benz no Brasil. No ano passado, em parceria exclusiva com a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, a Mercedes lançou o Axor 3131 com direção autônoma. É o primeiro caminhão da marca com condução autônoma a ser utilizado numa operação diária de colheita de cana-de-açúcar no Brasil.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.