São Paulo, 29 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

15/01/2019

Maxiforja e Siemens PLM: na rota da Indústria 4.0


(15/01/2019) – Uma das maiores forjarias nacionais e produtora de componentes e sistemas mecânicos para os mercados automotivo, agrícola e industrial, localizada em Canoas (RS), a Maxiforja conseguiu atingir por meio da sua política de transformação digital uma cobertura completa em termos de digitalização dos processos relacionados ao gerenciamento do ciclo de vida de seus produtos.

Com cerca de 750 colaboradores, a Maxiforja atende o mercado brasileiro e exporta para Estados Unidos, México e Suécia. Criada em 1963, a empresa familiar viu em logo no início dos anos 2000 a necessidade de digitalizar seus processos para aumentar a produtividade e diminuir o tempo de desenvolvimento dos novos produtos, algo reconhecido pelos clientes até hoje.

“A parceria com a Siemens começou em 2001 com a substituição das plataformas de CAD 2D por licenças para modelamento e programação de usinagem (CAD/CAM). Hoje totalizamos cerca de 60 licenças de CAD e Teamcenter para a gestão dos arquivos de engenharia e produção. “O investimento e a parceria nos trouxeram muita agilidade no ambiente produtivo. Logo no início, conseguimos reduzir a produção dos ferramentais de forja de três meses para três semanas”, explica Jaques Araripe Suris, coordenador de engenharia de produto da Maxiforja.

Com os softwares incorporados na rotina, a Maxiforja detém todo controle de revisões e aprovações com um fluxo de trabalho digitalizado que permite a integração entre as áreas e o uso da mesma base de dados, levando toda a empresa a trabalhar de forma simultânea na mesma versão do projeto.

Atualmente, a Maxiforja utiliza cinco soluções da Siemens PLM:

FEMAP – Aplicado na simulação sistemas mecânicos fornecidos para indústria agrícola, otimizando componentes, reduzindo peso e oferecendo soluções mais competitivas para mercado.

Plant Simulation – Utilizado nos projetos de expansão e adequação de layout. Algumas células de usinagem e a nova expedição tiveram seus fluxos e equipamentos definidos com base nas simulações realizadas nesta solução. Hoje, a Maxiforja ocupa uma área construída de cerca de 30.500 m².

Team Center – Até então todos arquivos de projetos CAD/CAM eram armazenados em sistemas comerciais não dedicados. Para otimizar o trabalho de compartilhamento, foram adquiridas 40 licenças do TeamCentar, que são utilizadas para controle de versões, workflows e cronogramas de projetos.

NX CAD/CAM – Empregado na realização de modelos 3D e processamento dos programas de usinagem.

Line Designer – Utilizado em projetos relacionados aos projetos de engenharia Civil. Atualmente o Line Designer é utilizado em projetos de toda a planta da Maxiforja.

Para o futuro, a Maxiforja prevê a manutenção dos investimentos em infraestrutura de TI e ampliação dos projetos de manufatura digital, de acordo com Tomaz Petracco, gerente de Forjaria. “Tudo o que realizamos até agora foi criar condições básicas para a implementação de ferramentas mais sofisticadas, como os processos adaptativos e de decisão autônoma. Assim como a manufatura enxuta representou mais que prevenção de desperdícios, a indústria 4.0 irá representa mais do que a conexão de máquina e produtos. Ela nos dará oportunidade de acompanhar os eventos da fábrica e tomar as decisões em tempo real.”

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.