São Paulo, 26 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

15/01/2019

Indústria 4.0: Fórum Mundial destaca fábrica da Sandvik Coromant


(15/01/2019) – A fábrica da Sandvik Coromant instalada em Gimo, na Suécia, foi considerada pelo Fórum Econômico Mundial -WEF (World Economic Forum) como um dos “faróis da manufatura” (“Manufacturing Lighthouses”) no que se refere ao emprego da Indústria 4.0. O WEF – também conhecido como Fórum de Davos – vem realizando estudos sobre manufatura avançada há alguns anos visando reconhecer os avanços que alguns fabricantes estão fazendo no sentido de incorporar as tecnologias da 4ª Revolução Industrial à produção.

No ano passado, o Fórum selecionou nove fábricas de uma lista inicial de 1.000 empresas “com base na implementação bem-sucedida das tecnologias da Indústria 4.0, com impacto financeiro e operacional”. Das nove unidades selecionadas em 2018, cinco se encontram na Europa, três na China e uma nos EUA (veja a lista no final desta matéria).

Agora, em 2019, o Fórum selecionou outras sete unidades: quatro na Europa, duas na China e uma no Oriente Médio. Além da Sandvik, foram incluídas este ano as plantas da BMW Group, de Ragensburg, na Alemanha; da Danfoss, de Tianjin, na China; da Foxconn, em Shenzhen, na China; da Rold, em Cerro Maggiore, na Itália; da Saudi Aramco, de Uthmaniyah, na Arábia Saudita; e da Tata Steel, em IJmuiden, na Holanda.

Faróis da Manufatura – De acordo com o comunicado do Fórum Econômico Mundial, “o objetivo dessa ação é a construir uma rede de ‘faróis da manufatura’ contribuindo para resolver os problemas enfrentados pelas indústrias em economias avançadas e emergentes quando se trata de investir em tecnologias avançadas”, pois estudos anteriores identificaram que mais de 70% das empresas que investem em tecnologias como análise de big data, inteligência artificial ou impressão 3D não são capazes de levar os projetos para além da fase piloto. “Para auxiliar o aprendizado e a adoção de tecnologias por outras empresas, todas as empresas selecionadas como “faróis” da rede concordaram em abrir suas portas e compartilhar seus conhecimentos com outras empresas de manufatura”.

Sandvik Coromant – Maior unidade de produção de ferramentas de corte do mundo, com área de 110 mil m² e cerca de 1.500 funcionários, a fábrica de Gimo opera 24 horas por dia produzindo pastilhas e porta-ferramentas. No comunicado divulgado esta semana, na Suíça, o Fórum Econômico Mundial reconhece oficialmente a fábrica de Gimo como uma avançada instalação da Indústria 4.0, que implementa de forma abrangente ampla gama de tecnologias avançadas.

No comunicado de anúncio dos novos “faróis da manufatura”, o Fórum Econômico Mundial destaca que a fábrica de Gimo, da Sandvik Coromant, “criou um segmento digital para os seus processos de produção que aumentou significativamente a produtividade do trabalho. Um exemplo é a ‘touchless changeover’ (mudança sem toque), que permite que os padrões de projeto sejam alterados automaticamente, mesmo durante turnos não-monitorados”.

Para Nadine Crauwels, presidente da Sandvik Coromant, “ter nossa unidade de produção de Gimo listada como um farol da manufatura não apenas demonstra um desempenho real e aumenta a competitividade, mas, igualmente importante, mostra a sustentabilidade no coração da inovação”.

“A melhoria da produtividade e o desenvolvimento tecnológico são dois pilares para a produção que temos apoiado agressivamente ao longo dos anos”, acrescenta Magnus Jarlegren, vice-presidente de Suprimentos. “Ser selecionado como farol para a Indústria 4.0 pelo Fórum Econômico Mundial é um reconhecimento que nos deixa muito orgulhosos e prova que, embora estejamos no início dessa jornada, estamos indo na direção certa. Isso fortalece nossa capacidade de moldar o futuro juntos”.

“A usinagem digital é uma das principais ofertas da Sandvik Coromant para nossos clientes. Nosso reconhecimento por sermos usuários avançados da Indústria 4.0 endossa nosso entendimento e maturidade nessa complexa área. Isso também reforça o fato de que construímos ofertas digitais que proporcionam valor comercial tangível aos nossos clientes”, observa Vijay Anand, driver de usinagem digital da empresa.

(*) As nove fábricas listadas pelo Fórum Econômico Mundial como faróis da manufatura em 2018 são as seguintes: Bayer (Garbagnate, Itália); Johnson & Johnson (Cork, Irlanda); Phoenix Contact (Bad Pyrmont e Blomberg, Alemanha; Procter & Gamble (Rakona, República Checa); Schneider Electric (Le Vaudreuil, France); Bosch Automotive (Wuxi, China); Haier (Qingdao, China): Siemens Industrial Automation Products (Chengdu, China); Fast Radius – UPS (Chicago, Estados Unidos).

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.