São Paulo, 28 de março de 2024

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15/12/2018

Aeronáutica fabricará motor hipersônico com impressão 3D


(16/12/2018) – A Aeronáutica do Brasil vai produzir em 2019, em escala real, um modelo de motor hipersônico, conhecido como scramjet (abreviação de supersonic combustion ramjet), utilizando uma impressora 3D Fortus 900mc, da Stratasys. Esse modelo será o antecessor do motor que será usado para a qualificação de voo, o chamado protoflight. Caso este seja aprovado, a versão definitiva será empregada no sistema de propulsão de foguetes e em aeronaves civis ou militares hipervelozes.

O projeto é da Divisão de Aerotermodinâmica de Hipersônica (EAH) do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), organização militar científico-tecnológica ligada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando da Aeronáutica, e está sendo desenvolvido desde 2015.

A impressora da Stratasys foi importada pelo IEAv em dezembro daquele mesmo ano, com o apoio da Finep, a um custo de US$ 400 mil. O seu emprego na fabricação aditiva dos subsistemas do motor scramjet começou em fevereiro de 2016, tendo como um dos objetivos a redução dos custos da usinagem convencional realizada por terceiros. A impressão 3D já trouxe economia de R$ 250 mil ao ano nos custos de fabricação de peças e sistemas.

“O IEAv decidiu apostar numa manufatura híbrida para desenvolver o motor, por meio da combinação de processos de usinagem convencional e de fabricação aditiva”, explica Israel Rêgo, chefe da Subdivisão de Ensaios em Solo da Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do IEAv. Tal estratégia, segundo ele, também visou, além da diminuição dos custos de manufatura, otimizar o ciclo de pesquisa e desenvolvimento e acelerar eventuais atualizações e adaptações.

De acordo com Israel Rego, o modelo de impressora escolhido se deve ao fato de, além das vantagens associadas à economia de tempo e redução de custos, possuir o maior envelope de impressão disponível no mercado, o que satisfaz os requisitos do IEAv de fabricação rápida de subsistemas do motor scramjet em escala real. Atualmente, o instituto utiliza a impressora 3D para produzir três subsistemas do motor scramjet para ensaios em túnel de vento hipersônico.

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