São Paulo, 13 de Novembro de 2018

  • Notícias

    GE instala moderno banco de provas de motores no RJ


    (04/11/2018) - A GE Celma, unidade de aviação da GE no Brasil, anuncia a entrada em operação de um dos maiores e mais modernos bancos de provas de motores aeronáuticos do mundo, em Três Rios (RJ). Com área de 250 mil m², a planta tem capacidade para revisar, em média, 700 motores por ano, entre eles, o GENX-1B, das aeronaves Boeing 787 Dream Liner. A construção teve duração de dois anos, envolveu mais de 150 fornecedores e mão de obra de 700 pessoas.

    O processo de teste de um motor de avião envolve três etapas: a preparação do motor, com inspeções completas na peça; o teste em si no banco de provas; e, por fim, sua desmontagem e despreparação. Ao todo, o processo demora cerca de 120 horas, enquanto a revisão geral dura, em média, 1.500 horas.

    O passo a passo do teste: 1. O motor é levado para uma sala especial e conectado a sensores gerenciados remotamente pela equipe do banco. O banco é dotado com um software capaz de dizer, em tempo real, se o motor está aprovado ou não para cada uma das fases do teste. Em caso de rejeição, a equipe pode, imediatamente, repetir apenas uma fase do programa de testes; 2. Na célula de teste, o motor é submetido às mesmas condições de voo, como velocidade, aterrisagem e voo de cruzeiro, por exemplo; 3. Após rigorosos cálculos de performance, certifica-se a aprovação ou não do motor.

    Próximos passos - O próximo passo do banco será a capacitação para testes da nova geração de motores GE/CFMI, o LEAP, que já é o motor mais vendido no mundo. O primeiro modelo de LEAP a ser testado em Três Rios é o LEAP-1A, que equipa as aeronaves Airbus A320 Neo, já voando na região com a Azul, a Avianca e a Oceanair. Na sequência, será testado o LEAP-1B, das aeronaves Boeing 737 MAX.


    Voltar