São Paulo, 13 de Novembro de 2018

    Notícias

    Volks Caminhões abrirá segundo turno em Resende


    (04/11/2018) - O presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, anunciou esta semana, em São Paulo, que a empresa abrirá no próximo mês de dezembro um segundo turno parcial de produção na fábrica de Resende (RJ), contratando para isto cerca de 350 novos funcionários.

    A razão, segundo o executivo, está na firme recuperação do mercado brasileiro ao longo de 2018 e as boas perspectivas para o próximo ano. O anúncio foi feito durante encontro com membros do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense.

    Também participou da reunião Andreas Renschler, CEO mundial do Grupo Traton, criado este ano como a nova identidade da antiga Volkswagen Truck & Bus, e que estava em visita ao Brasil. O Grupo Traton reúne as marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, MAN e Scania e tem no Brasil um de seus principais mercados.

    De acordo com Cortes, o segundo turno extra de produção será aproveitado para a montagem de chassis de ônibus e de caminhões extrapesados. Para tanto, já agora em novembro, a Volkswagen e as empresas participantes do Consórcio Modular, parceiro de manufatura em Resende, iniciarão as contratações e treinamentos.

    A unidade de Resende também aproveitará parte da nova mão de obra para aumentar a produção de alguns dos demais modelos. A empresa trabalha nesta fábrica com um portfólio de mais de 50 diferentes modelos de caminhões e 35 opções de chassis de ônibus.

    A retomada dos investimentos da Volks na produção reflete, de fato, o bom desempenho do setor de caminhões e ônibus observado no transcorrer deste ano, devido ao agronegócio em alta, à retomada das vendas e à expectativa de melhora nos índices de confiança e no ambiente de negócios.

    De janeiro a setembro de 2018, as vendas brasileiras de caminhões aumentaram quase 50% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já o mercado doméstico de ônibus cresceu 22,4% nessa mesma base de comparação.

    Com participação de quase 28% nos licenciamentos de caminhões acima de 5 t, a Volks brasileira é há 15 anos a líder neste mercado. Já no segmento de ônibus, a montadora se mantém na segunda posição, com fatia de quase 20%.


    Voltar