São Paulo, 23 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

13/10/2018

Setor de autopeças ensaia recuperação com alta de 20%

(14/10/2018) – A indústria de autopeças começa também ela a apresentar fortes indícios de recuperação. De acordo com o Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, houve nos primeiros oito meses do ano alta de 20% no faturamento nominal do setor, na comparação com o mesmo período de 2017. O levantamento foi feito com 60 empresas associadas ao Sindipeças, que representam 36,2% das vendas totais do setor no Brasil.

Foi registrado aumento em todos os mercados atendidos: nas vendas para montadoras (18,6%), intrassetoriais (12,2%) e reposição (17,1%). As exportações também cresceram 16,5%, quando calculadas em dólares ou 29,4%, quando consideradas em reais. Já a utilização da capacidade instalada em agosto foi de 71%, mesmo percentual verificado no mês anterior.

De outro lado, o aumento do faturamento nominal das autopeças, de 6,0% entre julho e agosto, ainda compensou a retração apurada no mês anterior (-1,0%). Segundo o Sindipeças, o bom desempenho das montadoras explica, em larga medida, este resultado. De fato, a receita obtida por meio deste canal subiu 8,0%.

Mas haveria outros fatores envolvidos na melhora do desempenho do setor. Para a entidade, a maior confiança dos brasileiros em geral, na comparação com o baixo ânimo observado em anos anteriores, a oferta de crédito ampla e diversificada e a redução do endividamento das famílias também contribuíram diretamente para o desempenho positivo de todos os canais de vendas.

Na verdade, percebia-se já no começo deste ano que o setor de autopeças poderia iniciar uma nova curva de crescimento. Em janeiro de 2018, o faturamento líquido dos fabricantes de autopeças cresceu 25,1% frente ao mês de dezembro de 2017, revelando um inesperado dinamismo – mesmo considerando o menor número de dias úteis no último mês do ano.

O desempenho promissor no começo de 2018 refletiu, principalmente, os bons números da indústria automobilística em 2017, que deverão se repetir este ano. A produção automotiva encerrou 2017 com expansão de 46,5% frente a 2016. Excetuando-se a fabricação de ônibus, que regrediu 6,4%, as demais categorias apresentaram incremento da produção em dois dígitos.

Em janeiro, por seu turno, os primeiros resultados do setor também não decepcionaram e trouxeram expressivas variações tanto na passagem de dezembro de 2017 para janeiro de 2018, quanto na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.