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15/09/2018

Estratégias da Mitsubishi para avançar no mercado de CNCs


(16/09/2018) – Presente no mercado brasileiro com sua linha de CNCs há 20 anos, a Mitsubishi Electric adotou novo posicionamento visando ampliar sua participação no market share local. A meta estabelecida é a de crescer 60% até 2022 – sem contar os 18% que a empresa projeta crescer este ano.

Dos 20 anos de presença no Brasil, a maior parte se deu através de distribuidores. Esse quadro começou a mudar em 2012, quando a empresa comprou 90% das ações de seu antigo distribuidor, aquisição completada em 2015. Desde então, atuando diretamente no mercado, passou a investir em infraestrutura, transferiu-se para Votorantim (SP), onde instalou laboratórios de reparos e estoque local de peças de reposição. A equipe técnica também foi ampliada.

A base instalada de CNCs Mitsubishi no Brasil é superior a 6.300 unidades, número suficiente para justificar os investimentos – no que representa em termos de faturamento em serviços e peças de reposição. A empresa, porém, enxerga um potencial maior no mercado brasileiro, tendo em vista que quase 100% da atual base é formada por CNCs que vieram instalados em máquinas importadas, principalmente do Japão e de Taiwan. Levantamento recente apontou 54 potenciais clientes diretos para a linha de CNCs, entre fabricantes de máquinas locais, integradores e prestadores de serviços de retrofitting.

“Em cima desse mapeamento, contratamos um supervisor de vendas para ampliar nossa presença nesse mercado”, explica Denis Carvalho, gerente da Divisão de CNC da Mitsubishi Electric do Brasil, que prevê que o segmento de retrofitting passará a responder por 30% do faturamento da filial em quatro anos (hoje representa 10%). “Além disso, também estamos ampliando nossa área de atuação com a contratação de técnicos para atender os mercados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, informa, acrescentando que hoje a equipe já conta com 26 funcionários diretos.

Carvalho destaca ainda que a empresa tem buscado maior proximidade com os usuários finais. Para tanto, pretende criar um calendário de treinamentos gratuitos em sua sede e visitas a clientes potenciais para divulgar as linhas de produtos. Outro foco é a parceria com os distribuidores de máquinas importadas no País. Em breve, a Mitsubishi Electric do Brasil acompanhará representantes de alguns fabricantes de máquinas de Taiwan em visitas aos seus distribuidores locais, divulgando seus produtos e apresentando a sua estrutura de suporte e serviços no Pais.

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