São Paulo, 13 de Novembro de 2018

    Notícias

    GE traz ao Brasil a maior turbina eólica do mundo


    (02/09/2018) - Durante a Brazil Wind Power, em julho, a GE apresentou ao mercado brasileiro a sua mais nova turbina eólica, o modelo 4.8. Trata-se de uma turbina com rotor de 158 metros (recorde mundial), que produz energia suficiente para suprir o consumo de mais de 7,5 mil residências. No país, a turbina terá altura de 200 m, equivalente a mais de 5 vezes o tamanho do Cristo Redentor.

    A máquina foi idealizada por Minesh Shah, líder da Plataforma 4X da GE Renewable Energy, que esteve no Brasil para o lançamento da turbina. “Há uma grande necessidade em tornar a energia eólica mais competitiva frente a outras formas de geração. Ela já é uma das fontes de energia renovável mais acessíveis que temos e há mais que podemos fazer para reduzir o custo”, explica Minesh.

    De acordo com a GE, a nova máquina se mostra uma escolha correta para os ventos brasileiros, pois as características de média a alta velocidade com a baixa turbulência permitem operação com a geração maximizada, utilizando toda a potência de 4.8 MW da máquina. Além disso, a combinação de um rotor maior e diferentes torres otimiza o custo da geração nas diferentes regiões do Brasil.

    Com 4.8 MW de potência, essa é a primeira turbina onshore da GE a superar a marca de 4 MW. “A primeira turbina da GE no Brasil tinha 1,5 MW. Hoje, graças aos avanços da tecnologia, estamos trabalhando com uma turbina eólica três vezes maior e muito mais poderosa”, comenta.

    O desenvolvimento da máquina levou cerca de 18 meses. “Temos uma equipe incrível que trabalhou no desenvolvimento desta turbina, coletando informações e feedback de nossos clientes para nos ajudar a projetar uma turbina que atenda às suas necessidades específicas. Eu não poderia estar mais feliz em trazer energia ilimitada com baixo custo, um grande avanço para o Brasil”, diz Minesh.


    Voltar