São Paulo, 29 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

14/07/2018

Setor de Linha Amarela espera crescer 20% em 2018


(15/07/2018) – A retração que atingiu a indústria da construção civil nos últimos anos refletiu diretamente nas vendas de máquinas, como pás carregadeiras, escavadeiras etc. – a chamada Linha Amarela. Para este ano, a expectativa era de início da retomada do crescimento do mercado interno, após um longo período de quedas. Em janeiro, a estimativa era de expansão de 8% em 2018, mas a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração acaba de revisar suas previsões: agora a expectativa é de aumento de 20% nos negócios, em comparação ao ano passado.

Mesmo que o novo índice seja atingido, reconhece a entidade, o movimento do setor ainda ficará muito abaixo do registrado no período pré-crise. Se crescer 20%, devem ser comercializadas pouco mais de 9 mil unidades em 2018, porém o mercado brasileiro chegou a absorver 30 mil máquinas em 2012.

“Estamos virando a página da crise. Com a diminuição da oferta de seminovos, os clientes tiveram que procurar máquinas novas. Mas isso ainda não refletiu no emprego e na produção”, disse Eurimilson Daniel, vice-presidente Sobratema, ao jornal DCI.

Alguns fabricantes do setor trabalham com índices de crescimento superiores aos da Sobratema. É o caso da Volvo Construction Equipment que projeta, para este ano, aumento de 30% a 40% nas vendas da Linha Amarela. “Mas, em função do ano eleitoral, esperamos uma queda no segundo semestre”, disse Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina.

O agronegócio está no foco da Divisão de Linha Amarela da Volvo. “Além disso, depois de uma forte depressão no mercado de commodities minerais, vemos novamente uma movimentação na mineração”, destacou Daniel, lembrando que atualmente 40% das vendas são destinadas ao mercado interno e 60% exportadas para América Latina, em função da expansão do mercado de mineração.

Outra empresa que tem focado o segmento do agronegócio é a JCB. “A expectativa é que cada vez mais as máquinas de linha amarela sejam utilizadas pelo produtor rural, nas mais diversas aplicações, como limpeza de pátios e currais, carregamento de insumos, entre outras”, afirmou em nota o gerente nacional de vendas agrícolas da JCB, Michael Steenmeijer, segundo o DCI.

Fonte: DCI/Sobratema

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.