São Paulo, 15 de Agosto de 2018

    Notícias

    PIB registra nova alta; indústria cresce apenas 0,1%

    (04/06/2018) - O Brasil fechou o primeiro trimestre com alta de 0,4% no PIB - Produto Interno Bruto, na comparação com o último trimestre de 2017. O indicador foi divulgado na semana passada pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a economia brasileira cresceu 1,2%.

    O crescimento em relação ao final do ano passado foi o quinto resultado positivo consecutivo. O setor da economia que mais avançou foi a agropecuária, com uma alta de 1,4%. A indústria e o setor de serviços ficaram perto da estabilidade, com variação positiva de 0,1%.

    Na comparação com o mesmo período de 2017, a indústria de transformação recuou 0,4% e a indústria da construção, 0,6%. As atividades industriais ligadas à eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana, cresceram 2,1%.

    No setor de serviços, tiveram expansão o comércio (0,2%), os serviços de transporte, armazenagem e correios (0,7%) e as atividades imobiliárias (0,5%). Os serviços de informação caíram 1,2% e os de intermediação financeira e seguro, 0,1%. Apesar de ter crescido frente ao fim de 2017, a agropecuária caiu 2,6% se comparada com os meses de janeiro, fevereiro e março do ano passado. A indústria cresceu 1,6% nessa base de comparação e os serviços, 1,5%.

    As exportações brasileiras de bens e serviços cresceram 1,3% na comparação com os três últimos meses de 2017. As importações tiveram alta de 2,5%. Ainda segundo o IBGE, na comparação com os primeiros três meses do ano passado, as exportações subiram 6%, enquanto as importações tiveram expansão de 7,7%.


    Voltar