São Paulo, 18 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

19/05/2018

Fresamento de canais rápido, fácil e preciso


(21/05/2018) – A Kennametal está lançando uma fresa (KNS – Kennametal Narrow Slotting) que promete acabar com alguns dos principais problemas enfrentados no fresamento de canais, incluindo pastilhas que se soltam durante o processo.

“Essa ferramenta representa uma virada de jogo para várias situações”, afirma Scott Etling, diretor da Gestão Global de Produtos para Fresamento Indexável na Kennametal. “Os clientes podem montar uma série de fresas KNS em um eixo denominado “Gang Milling” (fresagem com múltiplas fresas) para usinar múltiplas ranhuras simultaneamente ou executar múltiplas operações de corte”.

E acrescenta: “Essa ferramenta também pode ser usada para remover peças usinadas com cinco eixos ou impressas em 3D do respectivo material de base. E uma vez que os preços das matérias-primas continuam aumentando, nossos clientes podem usinar com o mínimo de desperdício de material possível, permitindo inclusive a abertura de canais mais estreita possível para reduzir o desperdício”.

O gerente lista várias aplicações em que a fresa KNS é bem-sucedida. Na indústria automotiva pode ser usada para separar componentes fundidos de coletores de escape de componentes da direção; fabricantes de equipamentos podem fresar de maneira rentável canais de aperto em suportes de eixo e colares de matéria-prima; empresas de geração de energia têm agora uma maneira mais produtiva de usinar rasgos de chaveta, adicionar ranhuras para dissipação de calor, asas e ranhuras para anéis de vedação.

Segurança – A fresa KNS apresenta um design de duplo V para retenção segura das pastilhas. A possibilidade de posicionamento radial e axial não só aumenta a vida útil das ferramentas, como também melhora a precisão das peças. A oferta de pastilhas permite a usinagem de canais com larguras de 1,6 a 6,4 mm (0,063 a 0,250 polegadas). As pastilhas estão disponíveis com arestas de corte de uma ou duas extremidades e com arestas de corte planas ou totalmente arredondadas. Os diâmetros da fresa vão de 63 a 250 mm (2,5 a 10 polegadas) e, dependendo do tamanho da peça, é possível montagem em eixo ou mandril (ou ambos).

“Esse novo design é mais robusto e mais preciso do que as soluções da concorrência e também permite reduzir custos com ferramentas. Os clientes podem usar ambas as extremidades de pastilhas KNS de duas extremidades em aplicações de fresamento de canais rasos e depois mudar para uma pastilha de uma extremidade quando necessitam de mais profundidade. Isso oferece definitivamente muito valor.”

Além disso, Tim Marshall, gestor Global de Produtos para Fresamento Indexável lembra que a Kennametal fez recentemente enormes melhorias na tecnologia de classes e que a fresa KNS potencia esses desenvolvimentos. “Com o programa KNS, oferecemos três classes de pastilhas. A KCU25 e a KCPM40 são classes PVD (deposição física de vapor) multifase que oferecem uma excelente estabilidade das arestas e excepcionais características de desgaste em aços, aços inoxidáveis e ligas de alta temperatura, mesmo com avanços e velocidades elevados. Por seu lado, a KCPK30 é uma classe com revestimento CVD (deposição química de vapor) adequada para fresagem de desbaste e usinagem geral de aços e ferro fundido.”

Graças a uma geometria de corte positiva e à preparação especial das arestas, as pastilhas KNS podem ser usadas para realizar cortes livres sem sacrificar a robustez das arestas necessária na maioria das aplicações de fresamento de canais. Além disso, a geometria SGP promove um excelente fluxo de cavacos, curvando até os materiais mais resistentes, Cs e 9s, facilmente evacuados em espaços apertados, sem o uso de calços e ganchos para remover cavacos.

Conjunto Easy-X – A fresa KNS também é fácil de usar. O design inovador e simétrico da chave Easy-X significa que não é mais necessário procurar pastilhas e parafusos perdidos no coletor de cavacos nem existem mais calços ou grampos para perder – basta encaixar a chave no corpo da fresa, torcer um pouco e a pastilha é facilmente substituída, mesmo em espaços apertados. Os corpos das fresas e as chaves também estão todos claramente marcados para que não haja hipótese de danificar os corpos das fresas ao usar a ferramenta errada.

Por fim, mas não menos importante, o design de cubo integrado. Isso elimina a necessidade de uso de anéis e anilhas de acionamento e contribui muito para a repetibilidade e precisão do sistema. E como o cubo apresenta rasgos de chaveta duplos, as fresas podem ser escalonadas em cenários de fresamento com múltiplas fresas, reduzindo as forças de corte e gerando uma ação de corte suave.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.