(14/05/2018) – No ano em que completa 65 anos de história no Brasil e mais de 4.3 milhões de motores produzidos, a MWM Motores celebra também o marco de 100.000 blocos usinados na planta de Santo Amaro, em São Paulo.
A inauguração da linha de usinagem dos blocos para os motores Big Bore em ferro grafite compactado (CG Iron) ocorreu em 2007, para os motores Big Bore de 11 e 13 litros da Navistar nos Estados Unidos. Os blocos são exportados para a fábrica de motores da Navistar, em Huntsville, Alabama, onde os motores Big Bore são montados até hoje.
Criado por um procedimento de muita precisão, que envolve a adição de magnésio ao ferro cinzento fundido num ponto específico do processo de fundição, o ferro grafite compactado (CG Iron) oferece significativas vantagens sobre o ferro cinzento tradicional. O CG Iron é 70% mais resistente e 40% mais rígido, e seu limite de fadiga é o dobro do ferro cinzento. Além disso, a estrutura molecular especial do CG Iron se comporta de forma mais estável ao processo de separação das capas de mancal dos blocos por fratura induzida.
A linha de usinagem dos blocos utilizados nos motores Big Bore conta com 28 estações de trabalho e 19 máquinas de usinagem. O ciclo de operação de usinagem leva em torno de 8 horas e aproximadamente 60 blocos são usinados por dia. O crescimento do volume de blocos exportados durante esses 10 anos foi exponencial, em torno de 10 mil por ano.
“Neste ano de tantas comemorações, atingir o marco de 100 mil blocos usinados para os motores Big Bore é um grande orgulho para todos da MWM. Nestes 10 anos, aprimoramos os processos com os fornecedores e nossos processos internos, evoluímos em produtividade sempre em busca da qualidade nos nossos produtos e isso se reflete na longa parceria de fornecimento à Navistar Estados Unidos”, disse Cristian Malevic, diretor da Unidade de Negócios de Motores da MWM.