São Paulo, 26 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

21/04/2018

Senai inaugura três novos Institutos de Inovação

(23/04/2018) – O Centro de Inovação e Tecnologia do Senai em Belo Horizonte (MG) ganhou três novos institutos de inovação: de Engenharia de Superfícies, Metalmecânica e Meio Ambiente.

Composto por 12 laboratórios, o Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Superfícies é o único instituto privado do Brasil com foco em tecnologia de modificação de superfícies. Lá, especialistas vão trabalhar em parceria com a indústria para encontrar soluções em revestimentos de materiais ou processos, considerando eficiência e viabilidade técnica/econômica.

O Instituto irá pesquisar as propriedades superficiais visando o aumento do desempenho, a durabilidade, confiabilidade e qualidade de componentes e sistemas industriais. O gerente do instituto, Alexandre Barros, ressalta a missão da unidade. “Nosso objetivo é prover alta tecnologia com baixo custo para fomentar o desempenho da indústria brasileira. Atuamos em áreas importantes como saúde, estética, meio ambiente, gerando cada vez mais soluções para a competitividade de nossas empresas. Somente equipamentos de última geração não criam um Instituto de Inovação. Estamos há cinco anos procurando talentos, criando um ambiente em que ideias possam fluir e treinando profissionais com mestrado e doutorado para entender os requisitos do desenvolvimento de produtos para a indústria”, disse.

Entre os serviços prestados pelo instituto estão: consultoria em tecnologia de superfícies, soluções para resistência à corrosão e ao desgaste, desenvolvimento de superfícies e recobrimentos, caracterização e avaliação de desempenho de superfícies e recobrimentos, implementação de soluções para superfícies e revestimentos, otimização dos processos produtivos relacionados a superfícies, soluções em recobrimento de vidros.

Metalmecânica – O Instituto Senai de Tecnologia Metalmecânica realiza serviços e pesquisa aplicada nas áreas de sistemas de manufatura, de desenvolvimento de produtos, de processos de fabricação e de tecnologia de materiais. O objetivo é o de desenvolver, implementar e otimizar processos, produtos e equipamentos, até que estes estejam prontos para o uso e para o mercado. Com cinco laboratórios, o Instituto atuará em duas áreas principais : Sistemas de Manufatura (Laboratório de Simulação da Manufatura; Laboratório de Automação e Robótica) e Processos de Manufatura (Laboratório de Fabricação; Laboratório de Testes Mecânicos; Laboratório de Metrologia).

O Instituto possui alta capacidade tecnológica. Um exemplo disso é a plataforma de softwares, que tornam possíveis análises simultâneas de fluxo de material e de energia, análises ergonômicas e desenvolvimento de estratégias eficientes de usinagem. Além disso, o IST Metalmecânica possui equipamentos de última geração de medição a laser, aplicados ao controle de processos de Manufatura de Grandes Equipamentos. A gerente do IST, Luciene Ferreira, destaca a atuação do órgão. “Nosso papel é o de atender a diversos tipos de indústrias e de todos os portes. Temos equipe especializada e capacitada para suprir demandas de setores como o naval e a aeronáutica, por exemplo”, conclui.

No IST Metalmecânica, a indústria encontrará serviços de análise e desenvolvimento de processos de fabricação (usinagem), análise de processos de corte e de união de materiais, prototipagem rápida (fabricação de protótipos funcionais), simulação de fábrica, eficiência energética na manufatura, automação da manufatura e metrologia de grandes volumes.

Desenvolvimento Sustentável – Já o Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente tem como objetivo contribuir para a competitividade da indústria provendo soluções integradas em medições ambientais, tecnologias sustentáveis aplicadas a processos e recuperação ambiental. Como principal desafio, o Instituto associa sustentabilidade ao fortalecimento econômico, atuando em setores de significativa representatividade para a economia mineira, como a mineração e a metalurgia. De acordo com o gerente do IST em Meio Ambiente, Marcos Tannus, a proposta é a de sempre agregar o que há de mais novo em tecnologia para a indústria mineira. “Procuramos entender qual é a necessidade da indústria, para que, assim, nossa equipe atenda qualquer demanda das questões ambientais de nosso estado”, disse.

Os laboratórios do IST Meio Ambiente são direcionados à realização de ensaios em matrizes ambientais (água, ar e solo), efluentes, resíduos sólidos e emissões atmosféricas, com infraestrutura de primeira linha e operam amparados por um robusto Sistema de Gestão da Qualidade, garantindo à indústria mineira resultados ao desenvolvimento de seus processos e produtos com os padrões necessários, de acordo com normas pertinentes.

A unidade oferece soluções em medições e avaliações ambientais (qualidade do ar, água, solo, resíduos e efluentes), processos sustentáveis, tratamento de resíduos, áreas contaminadas e recuperação / restauração ambiental.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.