São Paulo, 26 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

17/02/2018

Autometal ganha produtividade com robôs na usinagem


(18/02/2018) – A fábrica de Diadema da Autometal, fabricante de componentes e acessórios para a indústria automobilística, integrante do grupo CIE Automotive, obteve significativo aumento de produtividade com a automação do processo de usinagem. A linha de produção de bagageiros ganhou duas células de usinagem, com dois robôs MS165, da Yaskawa Motoman.

Gustavo de Andrade, gerente do Centro Tecnológico da Autometal, informa que a instalação dos robôs atendeu ao aumento da demanda por bagageiros – que saltou de 20 mil para 100 mil peças/ano recentemente. “Com o processo tradicional não conseguiríamos atender a essa demanda, então decidimos investir em inovação através da Automação e Robotização da produção. Com isso, obtivemos aumento de produtividade de mais de 70%, além de eficiência, qualidade e regularidade no processo produtivo”, afirma Andrade.

O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Yaskawa Motoman e possibilitou otimizar e escalar a produção de forma sustentável e com confiança na rentabilidade projetada. “Antes, precisávamos de três máquinas dedicadas operando em três turnos. Hoje, com apenas uma célula robotizada, operando em dois turnos, conseguimos atender o aumento da demanda, sem contar a melhoria dos índices de qualidade”, destaca.

O desenvolvimento do processo exigiu cerca de dois anos. Foi montada uma célula de usinagem equipada com robô, pedestal, ferramentas pressetadas. O robô foi equipado com um spindle especial de 24 mil rpm (com capacidade de troca de ferramentas), ou seja, um sétimo eixo. O conjunto realiza várias operações na peça, como a remoção do sobrematerial do processo de curvatura das barras laterais, o faceamento superficial e realização dos furos de fixação (sem o uso de brocas, por interpolação) e reduziu o número de set-ups de quatro para apenas um. Assim como o spindle, as fresas utilizadas são especiais e o processo é sem refrigeração.

O gerente regional de vendas da Yaskawa Motoman, Giuliano Lima, informa que o robô MS165 é ideal para usinagem de peças, tem carga útil de 165 kg, com alcance horizontal de 2.702 mm e vertical de 3.393 mm. “Essa linha de robô de seis eixos possui controle de vibração otimizado, redutores de velocidade de alta rigidez e movimento da ferramenta de alta velocidade, que reduz o tempo de corte e melhora a produtividade. O alcance do movimento do punho expandido elimina interferências e melhora a flexibilidade da aplicação”, explica Lima.

Para o gerente do Centro Tecnológico da Autometal, a robotização do processo de usinagem trouxe vários benefícios para a empresa. “Tivemos o retorno do investimento esperado e isso consolidou a implementação desta nova Tecnologia no Processo Produtivo”, diz, acrescentando que todo o processo foi documentado, padronizado e toda as inovações implementadas estão sendo repassadas para a matriz do grupo CIE Automotive, na Espanha.

Na verdade, o retorno do investimento foi obtido bem antes do projetado inicialmente. Este fato mais os resultados obtidos até aqui abriram a possibilidade para novos desenvolvimentos e a inclusão de novas peças. “Tanto que a partir de 2018, serão instalados pelo menos mais 6 robôs em nossa linha de usinagem e pretendemos aplicar em outras áreas da fábrica também”, informa Andrade.

AUTOMETAL – Fundada em 1964, a Autometal iniciou suas atividades produzindo e comercializando componentes e acessórios para a indústria automobilística nacional e hoje conta com 12 plantas no Brasil, que desde 2009 integram o grupo CIE Automotive. A Autometal – Planta Diadema (matriz) emprega cerca de 1.200 funcionários.

Fundado em 1996, o Grupo CIE Automotive, com sede na Espanha, cresceu através de inúmeras aquisições e joint ventures e hoje conta com mais de 100 plantas no mundo. 

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.