São Paulo, 20 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

02/12/2017

Nordex transfere fábrica do RS ao Piauí com 300 caminhões


(03/12/2017) – O Grupo Nordex, um dos maiores fabricantes mundiais de aerogeradores e torres eólicas de concreto, deu início esta semana à transferência de sua fábrica de torres instalada dentro do Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande do Sul, para instalá-la em um novo projeto, o Complexo Eólico Lagoa do Barro, no sudoeste do Piauí, a cerca de 4 mil km de distância. A logística de transporte, que envolve cerca de 300 caminhões, irá exigir 20 dias.

Além da estratégia de deslocamento, a tecnologia implantada na fábrica de torres é fornecida exclusivamente pelo Grupo e replicada no México, África do Sul e Argentina, países onde a empresa também atua. “Esse é o nosso diferencial competitivo. Possuímos flexibilidade na construção da fábrica dentro da obra e, com isso, economizamos na logística e também controlamos a evolução do projeto visando mitigar qualquer risco”, diz o diretor Comercial do Grupo Nordex no Brasil, David Lobo.

Entre os componentes transportados estão os guindastes internos (elefantes) e moldes para fabricação dos pré-moldados que formam as torres de concreto. Parte dos componentes saiu de outra fábrica do grupo, localizada na Bahia, e cerca de 60 caminhões já chegaram ao destino final.

O Grupo Nordex fornecerá para o Complexo Eólico Lagoa do Barro 65 turbinas do modelo AW3000, com 3 megawatts (MW) de potência cada, rotor de 125 metros de diâmetro e pás de 61,2 metros, instaladas acima de torres de concreto de 120 metros de altura. É o aerogerador com maior diâmetro de rotor em operação no país. A empresa iniciará a montagem da sua nova fábrica de torres até o final de 2017. A previsão para o início das operações é maio de 2018.

De olho nos próximos leilões de energia, o Grupo Nordex mantém nas regiões de Areia Branca (RN), Itarema (CE), Palmares do Sul e Santa Vitória do Palmar (RS), a infraestrutura básica que permite montar uma fábrica de torres em um curto espaço de tempo. “Nossos projetos saíram desses locais, mas mantemos a infraestrutura necessária para montar novamente a fábrica de torres. Caso novos projetos sejam implantados nestas regiões temos facilidade e agilidade para montar tudo rapidamente”, conta David Lobo.

Grupo Nordex – Em 2016, a Nordex e a Acciona Windpower se uniram para criar o Grupo Nordex. Com um portfólio de produtos complementares, hoje é um dos maiores players do mercado global. O grupo instalou mais de 21 GW de capacidade de energia eólica em mais de 25 mercados e, em 2016, gerou receita de 3,4 bilhões de euros.

No Brasil, a empresa opera em mais de 10 empreendimentos, totalizando potência instalada de 1 GW e previsão de 1,2 GW até o final de 2018. São 330 turbinas AW3000 fabricadas, com 3 MW cada. Atualmente, a empresa emprega cerca de 5 mil funcionários. A capacidade de fabricação conjunta inclui fábricas na Alemanha, Espanha, Brasil, Estados Unidos e Índia. O portfólio de produtos está focado em turbinas terrestres de 1,5 MW a 4,5 MW.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.