São Paulo, 26 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

26/08/2017

Senai abre escola com planta-modelo de Indústria 4.0


(27/08/2017) – O Senai-SP inaugurou, na última sexta-feira (25 de agosto), a Escola Senai Armando de Arruda Pereira, em São Caetano do Sul, já considerada um centro de excelência e referência no ensino de Mecatrônica. A nova unidade, que recebeu investimento de R$ 63,2 milhões, tem como um de seus destaques o Demonstrador de Manufatura Avançada – Indústria 4.0, equipado com robôs, célula de soldagem, sensores, gravadores a laser e centros de usinagens.

Similar ao apresentado na Expomafe, em maio passado, o demonstrador é resultado de parceria com a Abimaq, 20 empresas, 6 startups e 2 institutos de ensino. De acordo com o Senai-SP, a estrutura se insere no conceito de “OpenLab”, que possibilita às empresas testar tecnologias e aos alunos aprender, na prática, a manufatura avançada. Contará também com o “UpLab”, espaço voltado ao desenvolvimento de startups, e dezenas de oficinas e laboratórios que ampliarão o alcance desse centro de ensino profissionalizante.

A unidade conta com 36 laboratórios, 9 salas de aulas e 2 oficinas de práticas profissionais. Também há biblioteca com acervo técnico atualizado, quadra poliesportiva e auditório para 150 pessoas. O projeto arquitetônico recebeu 6 prêmios, entre eles, o Prêmio Os Melhores das Artes em 2016, obra vencedora na categoria arquitetura, da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

"Considerada a quarta revolução industrial, a Indústria 4.0 lança mudanças significativas na forma de pensar das empresas, na busca por conhecimentos e estratégias de produção e vendas. Cada vez mais, as empresas precisam estar preparadas para conviver com tecnologias como inteligência artificial, robótica, nanotecnologia, impressão 3D e biotecnologia", disse o presidente da Fiesp e do Senai-SP, Paulo Skaf.

“O que o Senai São Paulo está fazendo aqui é referência para o Brasil e para o mundo”, acrescentou Skaf. A escola de São Caetano do Sul trabalha integrada com outras unidades do Senai-SP. “Muitos projetos são parte daqui, parte de outras escolas. A rede Senai São Paulo está realmente engajada na quarta revolução industrial, na Indústria 4.0, neste momento de inovação pelo qual o mundo está passando.”

A Escola Senai Armando de Arruda Pereira oferece os cursos Técnicos de Mecatrônica e Tecnologia em Mecatrônica Industrial. Em nível superior, há oferta do Curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial e pós-graduação nas áreas de Automação Industrial; Indústria 4.0; Robótica Integrada às células de Manufatura; Gestão de Projetos e da Produção; Projeto, Manufatura e Análise de Engenharia Auxiliados por Computador (CAD/CAM/CAE); e Eficiência Energética.

Os cursos de Formação Inicial e Continuada abrangem as áreas tecnológicas da Metalmecânica, Eletroeletrônica, Automação, Segurança, Logística, Tecnologia da Informação, Gestão e Design.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.