(23/07/2017) – A BYD, fabricante chinesa que se instalou há cerca de dois anos em Campinas (SP), entregou para a prefeitura de São Paulo o primeiro ônibus elétrico movido a baterias totalmente fabricado no Brasil. O veículo, apresentado pela SPTrans no último dia 14 à imprensa, é do tipo Padron de 4 portas, com capacidade para 84 passageiros e até 300 km de autonomia.
A capacidade de produção anual da BYD é de 400 ônibus elétrico/ano. Atualmente, existem dois ônibus em operação na cidade que são totalmente movidos a bateria, ambos importados da China. O ônibus produzido no Brasil tem chassi da BYD e carroceria da Caio. A BYD já mantém contratos com outras prefeituras no Brasil para o fornecimento dos eBus.
As baterias são de fosfato de ferro (LiFePO4), que levam de 4 a 5 horas para serem totalmente recarregadas. Além disso, o ônibus possui motores elétricos embutidos diretamente nas rodas e sistemas auxiliares hidráulicos e pneumáticos, integrados através de uma rede de controle.
Isso significa que, em aceleração, o sistema consome energia das baterias tracionarias. Já nos momentos de frenagem, o sistema de tração transforma a energia cinética do ônibus em elétrica – e a armazena nas mesmas baterias.
O novo modelo, que opera com baixo nível de ruído e emissões zero, atende todas as exigências de acessibilidade como piso baixo, rampas de acesso e espaço para cadeiras de rodas, além de ser equipado com ar-condicionado, tomadas USB, Wi-Fi, entre outros itens.
A SPTrans foi responsável pela adequação técnica necessária para atender as especificações contidas nas normas brasileiras ABNT NBR 15.570, NBR 14.022 e NBR 15.646 e no Manual dos Padrões Técnicos de Veículos, elaborado pela própria SPTrans.