São Paulo, 29 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

17/06/2017

Aplicativos gratuitos que podem auxiliar a produção


(18/06/2017) – Fabricantes de máquinas e ferramentas disponibilizam cada vez mais softwares e aplicativos (os chamados “apps”) voltados a auxiliar os usuários em inúmeras tarefas na manufatura. Existem apps para escolha de dados de corte, para simulação CNC, para medição e controle, para máquinas de serra de fita, para máquinas dobradeiras etc. Muitos deles são gratuitos, bastando fazer o download nas App Stores ou nos próprios sites das empresas. Outros, embora também gratuitos, só funcionam para quem possui a máquina ou a ferramenta daquele fabricante.

Na área de ferramentas, por exemplo, desde o lançamento anos atrás das primeiras calculadoras de usinagem já surgiram inúmeros softwares e apps, cobrindo praticamente todas as operações, como torneamento, fresamento, furação, rosqueamento, além dos catálogos de produtos que atualmente praticamente todos os fabricantes oferecem versões digitais.

A Sandvik Coromant, por exemplo, desenvolveu um app, o Ifind (disponível para qualquer dispositivo), que ajuda o usuário a encontrar as ferramentas e os apps da empresa que precisa para realizar suas operações, esteja o usuário “on-line, em movimento ou na fábrica”. O Ifind irá ajudá-lo “a encontrar ferramentas, soluções ou as informações de que você precisa para suas atividades. Você pode obter recomendações de ferramentas, fazer pedidos, rastrear sua compra e até aprender. O que você quer fazer hoje?”, diz a empresa em seu site. O conjunto de aplicativos desenvolvidos pela empresa inclui Calculadora de usinagem, Identificador de pastilha, Economia da manufatura, Torneamento em múltiplos materiais, Calculadora para Furação & Rosqueamento com macho, Milling Calculator e Turning Calculator, entre outros.

Já a Iscar reuniu a maioria dos seus apps no Ibaqus (disponível nas versões Android e IOS2, em várias línguas, incluindo o português). O Ibaqus tem 7 funções principais: Consultor de Ferramentas (que oferece várias opções de ferramentas de corte incluindo velocidade de corte, avanço, profundidade e potencia); Catálogo eletrônico CMS; Converter Pastilha; Equivalência de Geometrias; Identificação do produto (permite escanear a embalagem da ferramenta, o QR Code ou digitar o código de barras e imediatamente aparece sua especificação e parâmetros de corte recomendado); Cálculos; e Palestras Técnicas no YouTube (permite visualizar demonstrações de ferramentas em operação). Já o Iscar CMS contém 9 catálogos técnicos da principais linhas de ferramentas Iscar disponível para consulta.

A Walter Tools também oferece um conjunto de aplicativos para iOS ou Android. Entre eles, o Wear Optimization App, que identifica todos os padrões de desgaste nas pastilhas e ferramentas para torneamento, furação, rosqueamento ou fresamento, e fornece para cada um deles recomendações práticas; o Walter GPS, software de recomendação de ferramentas que apresenta a melhor solução para o componente a ser usinado, incluindo estratégias de usinagem e dados de corte (disponível para Windows); o Feeds & Speeds, que determina os valores iniciais para operações de fresamento, furação e torneamento; Calculadora de Usinagem e o e-Library, biblioteca digital com todos os catálogos da Walter, além do Toolguide, app que fornece acesso a todas as ferramentas Walter, com modelos de ferramentas 2D e 3D, bem como dados detalhados da ferramenta.

A Tungaloy desenvolveu o Dr. Carbide, app que ajuda os usuários a encontrar soluções de usinagens, também disponível para iOS e Android. Conta com quatro aplicações: E-catálogo: Catálogo Eletrônico; Tung-Navi: sistema de navegação de ferramentas que fornece as melhores condições de corte para as aplicações dadas; Insert Converter: Compara Classes e Quebra-cavacos da Tungaloy com as dos concorrentes; e o Machining Calculator: Cálculos de condição de corte e potência da máquina para as aplicações dadas.

A Dormer Pramet oferece dois aplicativos gratuitos para smartphones, disponíveis para sistema IOS e Android, um para a linha de ferramentas rotativas e outro para os insertos intercambiáveis. O Dormer Toolbox “é um app funciona como uma verdadeira caixa de ferramentas, pois ajuda o usuário com calculadora de pré-furo de rosca, conversor de mm e polegadas, entre outras funções”, informa a empresa. O outro é o Dormer Pramet Calculators, que possibilita calcular os diversos dados de cortes necessários para uma melhor performance nas operações de fresamento, torneamento, furação, rosqueamento e mandrilamento. Oferece ainda o sistema online Selector, que auxilia o usuário na escolha da ferramenta ideal para o seu trabalho.

TTAPP é o aplicativo desenvolvido pela TaeguTec para tablets e smartphones. Segundo a empresa, ele funciona como um vendedor técnico virtual, que oferece produtos e soluções de usinagem aos clientes finais e aos técnicos e distribuidores da marca. O TTAPP combina cinco outros aplicativos da empresa: o TTA – TaeguTec Tool Advisor (que indica a melhor solução em ferramentas, parâmetros de corte etc. a partir dos dados inseridos pelo usuário); o e-Catalog; o Machining Calculator; o Machining Power; e o Insert Converter.

Já a Seco Tools não lançou um app mas um novo site, totalmente dedicado “a tornar mais fácil para nossos clientes encontrar os produtos e o suporte de que precisam para aumentar a produtividade”, com um mecanismo de busca eficiente e navegação que permite aos usuários encontrar rapidamente e facilmente o que precisam através de qualquer dispositivo. No site, os usuários encontram o Suggest, ferramenta avançada de seleção de produtos on-line, que orienta os fabricantes para soluções corretas de usinagem, compatíveis com seus requisitos exclusivos de aplicação. Com base nas informações do usuário, o Suggest identifica rapidamente e fornece aos usuários uma recomendação completa de ferramental.

Também a Starrett disponibiliza aplicativos para seus usuários. O mais conhecido deles – já há alguns no mercado – é o PowerCalc, software que ajuda na seleção correta da serra de fita, identificado qual a melhor lâmina a ser utilizada, reduzindo custos e desperdícios, além de aumentar a vida útil da máquina. A nova versão do PowerCalc, recém-lançada, traz também as informações referentes ao uso das serras copo da marca. Disponível no site da empresa em www.starrett.com.br

A Fagor Automation também oferece gratuitamente em seu site um simulador de CNC. Trata-se de uma ferramenta completa, que permite aos usuários fazer toda a programação de uma peça em qualquer PC, possibilitando elaborar, otimizar e verificar os programas no computador e só depois colocá-lo na máquina. Segundo a empresa, “o simulador Fagor reproduz fielmente o comportamento da máquina, respeitando as acelerações, velocidades… como ocorre durante uma operação real, permitindo assim uma estimativa exata do tempo de usinagem e da peça final”. Para fazer o download gratuito basta acessar a página da Fagor e preencher um formulário Clicando Aqui.

A Okuma por sua vez criou sua própria App Store, que reúne aplicativos de máquina-ferramenta não só da própria empresa, como também de seus parceiros. São vários aplicativos para diferentes funcionalidades, incluindo software de CAD/CAM, medição e aferição de instrumentos, segurança e ferramental. A App Store pode ser acessada em www.myokuma.com

A Siemens colocou na Internet para download gratuito a versão do Sinutrain Sinumerik 808D on PC V4.4, uma linha de simuladores desenvolvida para reproduzir as funcionalidades de um CNC em computador convencional. O software permite aos usuários de máquinas-ferramentas utilizar todas as funcionalidades de programação e operação do Sinumerik Operate (interface padrão para Sinumerik 808D, 828D e 840Dsl), nas versões fresa ou torno. Disponível nas versões em português, inglês, chinês e russo, pode ser baixado em www.siemens.com/cnc4you (clique em CNC Downloads).

A Trumpf também oferece alguns apps, como o BendGuide, que disponibiliza funções do dia a dia para o uso da dobradeira, como o Cálculo de Força; Tabela de Força; Altura máxima da caixa; Comprimento da aba mínima; Abertura da matriz adequada ao processo; Raio de dobra para auxilio no desenvolvimento das peças; Peso da ferramenta e da peça; e Catálogo de ferramentas. Assim como este também estão disponíveis o Punch Guide, com informações similares ao Bendguide, mas para puncionadeira, e o Power Tool Guide, que apresenta o catálogo das máquinas portáteis, vídeos de utilização das máquinas, manuais de operação, peças de reposição e cálculos para uso da máquina chanfradeira.

A Renishaw disponibiliza o aplicativo Renishaw GoProbe, que auxiliar empresas e usuários a utilizar os sistemas apalpadores em máquina-ferramenta para obter set-up de peças mais rápidos e confiáveis e executar medições durante o processo de usinagem. Seu funcionamento se dá através de telas interativas: o usuário seleciona o tipo de medição desejada e inclui alguns dados básicos para que o aplicativo retorne a sentença de programação que o usuário necessita para que a máquina execute, com o apalpador, as trajetórias e capture as informações necessárias. O aplicativo também mostra animações de como será o movimento do apalpador para que o usuário possa entender o que se passará antes de iniciar o processo.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.