São Paulo, 19 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

20/05/2017

Black&Decker investe em Indústria 4.0 na fábrica de MG

(21/05/2017) – Com 25 linhas de montagem, 350 funcionários e um extenso conjunto de itens necessários às cadeias de produção, a fábrica da Stanley Black&Decker, de Uberaba (MG), se destaca – entre as 50 unidades fabris no mundo – como referência de controle e qualidade. Um dos eixos dessa estratégia bem-sucedida é ter todo o parque produtivo gerenciado de forma integrada, com automação do monitoramento dos equipamentos e a plataforma de MES (sistema de execução de manufatura).

Além de ter consolidado as melhores práticas de gestão de produção e qualidade, a plataforma de MES PC-Factory, da PPI-Multitask, também foi um grande facilitador na incorporação das operações industriais da Stanley. O sistema sustenta o programa Six Sigma de melhorias contínuas.

“Com o PC-Factory, enxergo as condições do parque inteiro”, diz Fernando Bortolozzo, gerente de produção. “Nas linhas de montagem, implementamos o kanban eletrônico e todo o chão de fábrica pode ver qualquer notificação atraso por meio de andons (sinalização eletrônica). O gerenciamento online e a automação também disciplinaram o relacionamento entre as áreas de produção e manutenção, com redução de ruídos no fluxo de trabalho”, descreve o gestor industrial.

Bortolozzo explica que a maioria das unidades da Stanley Black&Decker no mundo é voltada à montagem, com terceirização da produção de outros itens. “Uma característica que nos difere é a verticalização. Algumas fazem injeção de plástico na própria planta, mas praticamente nenhuma executa internamente fundição e usinagem”, esclarece.

Na prática, essa característica torna o parque mais complexo e diversificado, o que acrescentou o desafio de incluir vários tipos de equipamentos, de máquinas com CLPs (controladores eletrônicos) a equipamentos sem nenhum recurso de gerenciamento online. “Com o suporte da PPI-Multitask, conseguimos sensorizar as máquinas legadas. Temos injetoras de alumínio de 30 anos, integradas aos sistemas de OEE, kanban eletrônico e gestão da produção”, conta.

A flexibilidade e facilidade de integração da plataforma de MES, lembra Bortolozzo, foram muito oportunas para acelerar a padronização dos processos e garantir conformidade aos programas de Qualidade, na incorporação das operações da Stanley. “O sistema facilitou a integração das novas linhas de produtos. O maquinário foi conectado ao PC-Factory e se replicaram as regras para OEE, subconjuntos e Kanban”, explica.

Há mais de 60 anos no Brasil e com gerações de consumidores acostumados a confiar em suas linhas de ferramentas elétricas, a Black&Decker produz em Uberaba (MG) grande parte dos produtos destinados ao mercado latino-americano, incluindo seu carro-chefe, a primeira furadeira Black&Decker totalmente nacionalizada, além de ferramentas industriais das marcas DeWalt e ferramentas manuais Stanley.

Há 15 anos, a estratégia de Excelência Operacional da subsidiária brasileira tem contado com a parceria da PPI Multitask. A primeira demanda da Black&Decker atendida pelo PC-Factory, em 2002, foi a implementação do módulo de WMS (sistema de gestão de depósito), para automação do controle de estoques de matéria-prima e produtos acabados, incluindo acessórios. A parceria se desdobrou quando Black&Decker implantou o PC-Factory MES como base de seu projeto Lean Six Sigma, para reduzir a diferença de inventário dos subconjuntos e melhorar o OEE (eficiência geral dos equipamentos), nas áreas de injeção de alumínio, injeção de plásticos e linhas de motores.

“O PC-Factory MES foi fundamental para atingir os objetivos definidos pelo programa Lean Six Sigma”, afirma Bortolozzo. Segundo o gestor, a Black&Decker obteve ganho de mais de 20% do OEE nas áreas de fabricação de componentes. Entre os indicadores, houve redução de 32% na ocorrência de paradas; de 12% das Paradas Planejadas; 70% das Paradas Não-Planejadas, e de 76% do Refugo.

Outra funcionalidade da plataforma implementada foi o Kanban eletrônico, que atualiza automaticamente a sinalização do estágio dos processos industriais, assim como a produção e retirada de itens pela produção da máquina e/ou leitura de cartões com código de barras.

Além da aderência das funcionalidades do PC-Factory aos requisitos avançados da Back&Decker, a empresa também desenvolveu complementos específicos para os processos definidos para o novo layout da linha de montagem, que exigia que o sistema indicasse em tempo real as condições de cada ponto dos processos. Foram então agregadas funcionalidades como alertas luminosos e andons personalizados em TVs com o status das linhas online para identificar as células de produção que necessitem de apoio.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.