São Paulo, 08 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

20/05/2017

Bidemics, o substrato patenteado da NTK


(21/05/2017) – Fabricante de ferramentas de corte especializada em cerâmicas, a NTK Cutting Tools lançou na Expomafe o Bidemics. Trata-se de um novo substrato (patenteado pela empresa japonesa) voltado para o torneamento de materiais resistentes a altas temperaturas, com características superiores às cerâmicas tradicionais, ao metal duro e ao CBN.

Entre essas características estão a maior vida útil (o dobro que as cerâmicas whisker) e maior velocidade (até 500 m/min) em operações de acabamento. Lançado na IMTS 2016, o Bidemics tem conseguido boa aceitação do mercado mundial. “Como tem vida útil maior, permite usinar uma peça inteira sem parada na operação para substituir a ferramenta”, informa Eduardo Kawasato, supervisor de Vendas da NTK do Brasil, citando como exemplo o anel de uma turbina de avião, em Inconel 718.

Kawasato informa que o novo substrato foi desenvolvido para atender as necessidades das indústrias aeroespacial e de óleo e gás. “No Brasil já temos boa penetração no mercado de óleo e gás com nossas cerâmicas. Agora vamos focar também o segmento aeroespacial”.

Na feira, a NTK lançou ainda uma fresa sólida em cerâmica, também voltada para a usinagem em alta velocidade para materiais resistentes ao calor. Disponível em duas versões, de 4 e 6 cortes, a ferramenta tem produtividade dez vezes superior às de metal duro.

Outro destaque eram as cerâmicas de óxido de alumínio, também chamadas de cerâmicas mistas, destinadas aos setores automotivo, siderúrgico e eólico. De acordo com Kawasato, essas ferramentas possuem excelente performance seja em condição de corte refrigerado ou não. Com elevadas dureza e tenacidade, possibilitam a usinagem em operações de corte interrompido.

MERCADO – Kawasato conta que a empresa não sofreu tantos os efeitos da recessão em 2016, tendo conseguido certo equilíbrio em relação a 2015, graças à abertura de novos clientes. Para o supervisor, as perspectivas para 2016 são boas e a NTK pretende empregar a mesma receita do ano passado com a conquista de novos clientes. Para tanto, acredita que os produtos lançados na feira serão fundamentais.

Além disso, a NTK tem investido para agregar valor à rede de distribuição, levando mais informação técnica às equipes dos distribuidores, com treinamentos e suporte às vendas, incluindo a visita de técnicos da NTK aos clientes dos distribuidores. “Fechamos o primeiro quadrimestre em alta e já estamos sentindo a recuperação de alguns segmentos de mercado, como de prestação de serviços de usinagem”, conclui.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.