São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

20/05/2017

Quimatic apresenta vantagens da usinagem limpa no Senai Grob


(21/05/2017) – Os alunos do curso Técnico em Mecânica de Produção de Máquinas, da Escola Técnica Grob/Senai, em São Bernardo do Campo (SP), estão tendo oportunidade de conhecer as vantagens da usinagem limpa. Durante o curso técnico, os jovens alunos estão aprendendo m a trabalhar com a tecnologia MQL (Mínima Quantidade de Lubrificante), que garante maior eficiência na refrigeração e lubrificação de peças na usinagem.

Parceira da Escola Técnica Grob/Senai há mais de uma década, a Quimatic Tapmatic forneceu um Nebulizador IV Quimatic, instalado em uma fresadora CNC do modelo EMCO Concept Mill 55. O nebulizador tem a função de aplicar fluido de corte de forma direcionada e na quantidade exata durante a usinagem de peças, combatendo o desperdício de produto.

“Entre outras vantagens, a usinagem limpa garante economia de até 50% do consumo de fluido de corte, não gera resíduos e reduz pela metade a temperatura em relação à usinagem a seco, sem interferir nas dimensões e acabamento da peça”, enfatiza Marcos Pacheco, químico sênior da Quimatic Tapmatic.

Visando garantir ainda mais praticidade durante o curso, os instrutores da Escola Técnica Grob/Senai desenvolveram nova forma de alimentação de fluidos, facilmente acoplável aos nebulizadores e com três reservatórios. Os reservatórios contêm: Quimatic JET, fluido para metais ferrosos; fluido para serrar e usinar alumínio; e álcool, instalado apenas para testes comparativos com o fluido para alumínio.

Na visão dos instrutores do curso, Odair Maranho e Roberto Pegoraro, as técnicas de usinagem limpa trazem uma série de benefícios para as indústrias e, por isso, são imprescindíveis na formação dos futuros profissionais do setor. O treinamento da turma de Técnicos em Mecânica é uma primeira etapa para a inclusão da técnica MQL no parque fabril da B Grob do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP).

“Nossa Escola Técnica ocupa-se atualmente dos desafios do progresso tecnológico da companhia. Assim, os professores disponibilizam soluções na área de usinagem e montagem”, explica Valdecir Zampieri Lezardo, gerente de Recursos Humanos da Grob. “Na era da Indústria 4.0, a Grob também dá um grande passo no futuro digital com o software industrial desenvolvido internamente para a digitalização e ligação em rede de instalações de produção ‘GROB-NET 4 Industry’, por isso temos que garantir as melhores peças ao nosso conjunto tecnológico com modernas técnicas de usinagem.”

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.