São Paulo, 29 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

15/04/2017

Embraco avança rumo à excelência da produção

(16/04/2017) – A Embraco, uma das maiores fabricantes mundiais de compressores herméticos, acaba de conquistar a medalha de Bronze no WCM (World Class Manufacturing – Manufatura de Classe Mundial), um atestado de que a companhia avançou ainda mais na busca pela excelência em suas linhas de produção.

A empresa destaca que a avaliação é rigorosa, medida por pontos (de 0 a 100) e representa a primeira grande conquista em uma jornada rumo à certificação máxima. Na quarta-feira passada, 12 de abril, a planta Brasil alcançou 50 pontos e tornou-se a primeira indústria do setor com a certificação nível Bronze no País.

De acordo com a empresa, o objetivo do WCM é melhorar segurança, qualidade, reduzir quebras e ampliar a produtividade através do envolvimento, motivação e qualificação das pessoas. Ajuda a identificar as principais fontes de perdas e os gargalos, seguindo o conceito zero: zero defeitos, zero acidentes, zero quebras, zero estoque etc. É a união entre pessoas engajadas e o uso de métodos e ferramentas para eliminar problemas a fim de tornar os processos mais eficientes. Isso quer dizer melhor qualidade, menos máquinas paradas, nenhum acidente de trabalho, redução de custos e de consumo de energia, entre outros ganhos. “É uma montanha que começamos a escalar etapa por etapa”, compara Claudemir dos Santos, diretor de Operação da Embraco no Brasil.

A Embraco começou a implantar o WCM na Unidade Compressores no Brasil em 2013, em áreas modelos. No ano seguinte passou a ser auditada pelo criador da metodologia, o professor e consultor Hajime Yamashina. Ele testa, "in loco", o conhecimento dos líderes, o nível de profundidade e a expansão da metodologia. Nesta fase, é preciso mostrar que a empresa sabe aplicar o WCM. E foi isso que a Embraco provou. “Peguem suas máquinas e linhas que apresentam maiores perdas e apliquem a lógica do WCM nelas. Passado um tempo, elas serão as melhores máquinas e linhas”, ilustra o diretor de Operação.

Hoje, na Embraco, muitas máquinas se encontram com excelência WCM e a maioria delas está perto de 1000 dias sem quebras. A máquina-modelo, por exemplo, antes de passar pela aplicação do pilar de manutenção autônoma, apresentou 28 quebras em 90 dias. Hoje, ela está há mais de 1.500 dias sem quebras.

Além disso, desde o início do WCM, a Embraco vem reduzindo anualmente suas perdas. Também conseguiu diminuir sensivelmente o consumo de vetores de energia da Unidade Compressores a partir de melhorias como desligamento automático, iluminação led e campanhas de conscientização. Na questão ambiental, zerou o envio de resíduos industriais para aterros. E cada vez mais os colaboradores estão envolvidos, dando sugestões e participando dos vários projetos. “O segredo para chegar ao topo é o envolvimento das pessoas. Conseguimos entregar o produto na qualidade e quantidade que o cliente espera, no prazo que ele quer e no preço que ele pode pagar. Isto é ser classe mundial”, finaliza Claudemir.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.