São Paulo, 26 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

08/04/2017

Metalúrgica Cecil fecha parceria com IPT e Senai

(09/04/2017) – A Metalúrgica Cecil, uma das maiores metalúrgicas de cobre do País, com capacidade de produção de 100 mil t/ano, fechou parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológica) e com o Senai. O projeto, que teve início no segundo semestre de 2016, tem principais objetivos o desenvolvimento de novas tecnologias de fabricação e capacitação de técnicos.

Com sua expertise na área de metalurgia, o IPT disponibiliza profissionais, máquinas e equipamentos de teste e simulação para a Cecil. Além disso, serão ministrados cursos especiais envolvendo diversas fases do processo produtivo, como fundição, trefilação, tratamentos térmicos, entre outras. Para o Gerente de Engenharia da Cecil, Paulo Borovina, as vantagens da parceria são inúmeras. “O projeto irá nos permitir desenvolver novas tecnologias próprias de fabricação, além de consolidarmos técnicas que permitirão o desenvolvimento constante de melhorias internas”, comenta.

A parceria entre com o IPT já vem gerando frutos, como o desenvolvimento de ligas de latão binário, ou seja, cobre e zinco já fabricados em outras rotas. Entre os objetivos da parceria está o desenvolvimento de ligas isentas de chumbo (lead free), aplicadas na indústria de vestuário, como zíperes, botões, bijuterias, telas especiais e produtos que tem contato direto com a pele. “No futuro, partiremos para outras ligas, como as leves e miniaturizadas, para aplicações nas indústrias automobilística, aviônica e satélites”, explica o gerente.

O Senai participa do projeto na apoio à capacitação da mão de obra e de testes e ensaios especiais para auxiliar, principalmente, na criação de padrões de medição. “A parceria com o Senai já é de longa data, 2014, a partir da qual já formamos mais 800 profissionais. A união de dois nomes fortes como IPT e Senai, coloca a Cecil numa posição de vantagem quando falamos de novas tecnologias e capacitação”, finaliza Borovina.

Cecil – Com capacidade de processamento de mais de 100 mil toneladas/ano, a Cecil iniciou sua trajetória em 1961, no bairro do Pari, na capital paulista, onde permaneceu até 2004, quando transferiu a operação no município de Itapevi, na região metropolitana de São Paulo. Hoje, com processos automatizados, a empresa abastece setores diversos da indústria nacional e do exterior com bobinas, chapas, placas, perfis, tubos, vergalhões, entre outros produtos de cobre e latão.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.