São Paulo, 19 de maio de 2024

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11/03/2017

Cresce importância do mercado externo para a indústria


(12/03/2017) – Estudo realizado pela CNI – Confederação Nacional da Indústria revela que cresce a importância do mercado externo para a indústria brasileira. A parcela exportada da produção da indústria nacional subiu 14,3%, em 2015, para 16,3% no ano passado.

Ainda segundo o estudo, o indicador acumula aumento de 4,2% frente a 2014, ano de seu menor percentual desde o início da série em 2003. De acordo com o relatório da CNI, o aumento do coeficiente de exportação deve-se tanto ao crescimento das quantidades exportadas como à queda nas vendas domésticas.

Entre os setores cujo coeficiente de exportação teve crescimento mais expressivo no ano passado estão fumo, madeira, veículos automotores, máquinas e equipamentos, metalurgia e celulose e papel.

Outro fator apontado pela CNI foi a desvalorização do real, que aumentou a competitividade do produto brasileiro e estimulou a substituição de produtos estrangeiros por nacionais. "A preços de 2007, o valor da produção acumulou queda de 17% entre 2014 e 2016", informa o estudo, feito em parceria com a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex).

A indústria também reduziu o uso de insumos importados. O coeficiente de insumos industriais importados caiu de 24,7% em 2015 para 23,3% em 2016. Isso é resultado do aumento de preços das importações. Somente três dos 23 setores pesquisados aumentaram o uso de insumos industriais importados entre 2015 e 2016: químicos, farmoquímicos e farmacêuticos e minerais não metálicos. "Os resultados setoriais revelam diferenças quanto à facilidade em substituir insumos importados por produção doméstica", analisa a CNI.

O estudo mostra ainda que a receita da indústria com as exportações superou os gastos com a importação de insumos industriais. O coeficiente de exportações líquidas subiu de 4,1% em 2015 para 7,4% em 2016. Com isso, o indicador acumula um aumento de 7,2 pontos percentuais na comparação com 2014.

Fonte: CNI – Agência Brasil

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