São Paulo, 19 de maio de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

11/03/2017

Peugeot Citroen compra fábricas da GM na Europa

(12/03/2017) – O grupo francês PSA (Peugeot Citroen) anunciou o fechamento de acordo com a General Motors para a aquisição das marcas europeias Opel e Vauxhall, que pertenciam a montadora norte-americana, assim como as operações da GM Financial na Europa. O valor total da operação é de 2,2 bilhões de euros.

Com a aquisição da Opel/Vauxhall, que faturou 17,7 bilhões de euros em 2016, o Grupo PSA passará a ser a segunda maior montadora europeia, com participação no mercado de 17%, atrás apenas do grupo Volkswagen.

As atividades automotivas da Opel/Vauxhall serão adquiridas pela PSA por 1,3 bilhão de euros, incluindo seis fábricas de montagem e seis fábricas de produção de peças, um centro de engenharia (Rüsselsheim, Alemanha) e cerca de 40 mil funcionários. A GM conservará seu centro de engenharia de Turim, na Itália.

Com essa operação, o Grupo PSA pretende obter significativa economia de escala e criar sinergias nas áreas de compras, produção e P&D (estimadas em 1,7 bilhão de euros por ano até 2026, sendo que parte significativa deve se concretizar até 2020), que contribuirão para acelerar a recuperação da Opel/Vauxhall. “Beneficiando-se com a proveitosa parceria concluída com a GM, o Grupo PSA espera que a Opel/Vauxhall obtenha uma margem operacional corrente de 2% até 2020 e de 6% até 2026, e gere um free cash-flow operacional positivo até 2020”, informa o grupo francês em comunicado de imprensa.

O Grupo PSA, juntamente com o banco BNP Paribas, adquirirá a totalidade das atividades europeias da GM Financial através de uma nova empresa conjunta, constituída em partes iguais, que conservará contabilmente a plataforma e a atual equipe europeia da GM Financial. O valor desta parte da operação é de 900 milhões de euros.

PSA e GM já mantinham parceria desde 2012, quando anunciaram plano conjunto para a produção e desenvolvimento de veículos. A GM, inclusive, chegou a ter participação de 7% no capital acionário da PSA. “A GM estará igualmente exposta ao sucesso futuro da entidade combinada através da detenção de bônus de subscrição de ações PSA”, informa o comunicado de imprensa, acrescentando que GM e a PSA preveem também colaboração em torno do desenvolvimento de tecnologias ligadas ao carro elétrico.

Hoje, 14% das ações das PSA pertencem ao governo francês; outros 14% pertencem à chinesa Dongfeng.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.