São Paulo, 25 de abril de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

25/02/2017

Matrix conquista espaço com restauração de ferramentas


(26/02/2017) – Fundada em 2008 para atuar no desenvolvimento e fabricação de ferramentas especiais, a Matrix Ferramentas tem conseguido conquistar espaço no mercado de recondicionamento e restauração de ferramentas. A atividade, que antes representava apenas 15% dos negócios da empresa, no ano passado passou a responder por 40% do faturamento.

Valdir Reis, ex-Mitsubishi e ex-Tungaloy, que se tornou sócio da empresa em 2013, conta que a expansão na área de recondicionamento de ferramentas se deve ao emprego de novas tecnologias para a realização deste serviço. “Em parceria com um fornecedor, nós desenvolvemos uma técnica de eletrodeposição (não é solda!) que mantém as características termomecânicas da ferramenta original e permite o acabamento igual ao de uma ferramenta nova”, informa.

Reis lembra que o serviço de restauração e recondicionamento de ferramentas era muito discriminado no mercado, por ser considerado um trabalho “menor”, em geral de baixa de qualidade. “Essa técnica de eletrodeposição elevou o patamar desse serviço, dando melhor qualidade e resistência à peça restaurada. Além disso, temos como padrão devolver à peça as características originais: se era niquelada, vai voltar niquelada”, diz.

Além disso, ele garante que as ferramentas retornam aos proprietários balanceadas e com batimento radial igual ao das peças novas, em condições de ser utilizadas nas mesmas operações para as quais foram desenvolvidas, suportando esforços elevados, altas rotações etc. “Fizemos testes em clientes da área aeronáutica com ótimos resultados”, diz e cita como exemplo a restauração de uma fresa para a usinagem de virabrequim, material extremamente solicitado: “quando o cliente a colocou na máquina, obteve o mesmo rendimento de uma ferramenta nova”, afirma.

A Matrix tem conquistado muitos clientes também com o serviço de modificação de alojamento de insertos. “Quando as empresas trocam o seu fornecedor de ferramentas perdem o investimento realizado em especiais. Esse serviço permite que o cliente possa usar os insertos de outro fornecedor nas suas ferramentas especiais”, explica.

Instalada no bairro do Socorro, em São Paulo, a empresa também presta serviços de restauração de moldes e matrizes – inclusive, recentemente, produziu um molde para um cliente. O portfólio de serviços da Matrix inclui ainda serviços de usinagem, consultoria em usinagem, cursos, treinamentos e assessoria na área de aplicação de ferramentas.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.