São Paulo, 29 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

25/02/2017

Pollux fecha parceria com a PTC na área de IoT

(26/02/2017) – A Internet das Coisas, ou IoT como é conhecida na sigla em inglês, pode para gastos no ambiente industrial e melhorar a produtividade ao interligar sistemas de informações a todo o maquinário do chão de fábrica. Para disseminar o potencial de aplicação da IoT na indústria brasileira, a Pollux acaba de estabelecer parceria com a multinacional americana PTC.

Pelo acordo, a Pollux Digital, braço da Pollux – empresa brasileira com 20 anos de experiência em automação industrial -, irá desenvolver soluções de integração entre as tecnologias de operação e informação dentro da plataforma ThingWorx, da PTC. De acordo com José Rizzo, CEO da Pollux, "a ThingWorx é a principal plataforma nativa para desenvolvimento de aplicações IoT e, com a nossa expertise, podemos usá-la para criar soluções específicas para cada cliente".

Assim, na chamada internet industrial, esse modelo transforma cada peça de maquinário e equipamentos em geradores de dados sobre seu próprio funcionamento. Por meio da conectividade da IoT, esses dados são analisados em tempo real e integrados aos sistemas de informação das empresas. Ao final desse processo, otimiza-se o funcionamento da fábrica como um todo. "É uma maneira de aplicar inovações da Indústria 4.0 para tornar o ambiente industrial mais preditivo, com a máxima eficiência operacional", diz Marcos Primo, diretor da PTC no Brasil.

Integrada a fábricas de qualquer segmento, um exemplo dessa tecnologia é a diminuição de até 80% de paradas não programadas em plantas onde a internet industrial já é utilizada – resultado observado no exterior. "Normalmente, essas pausas interrompem a linha de produção e são necessárias horas para identificar e corrigir o problema. Com a conectividade dos sistemas, é como se o equipamento defeituoso avisasse ‘vou quebrar em dois dias’", brinca Rizzo.

Oferecidas num modelo de assinatura semelhante ao SaaS (Software as a Service), as aplicações da Pollux Digital possuem custo acessível. No contexto de crise pela qual passa o país, Rizzo avalia que a internet industrial é uma alternativa para empresas com alguma capacidade de investimento melhorarem seu desempenho. "E isso pode ser feito de maneira gradual, de modo que os ganhos obtidos com a otimização de alguns setores da fábrica paguem pela implementação dos processos seguintes", afirma.

O acordo entre as duas empresas é a primeira parceria de integração IoT por parte da PTC com uma empresa brasileira. Além de abrir portas para o intercâmbio de tecnologia e ferramentas, o negócio visa a expansão da internet industrial no Brasil. Ainda incipiente no país, o setor ganhou o primeiro órgão de representação em agosto do ano passado: a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) – hoje, presidida por Rizzo.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.