São Paulo, 28 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

25/02/2017

Thyssen vende a siderúrgica CSA (RJ) para a Ternium


(26/02/2017) – Após alguns anos tentando se desfazer do negócio, a Thyssenkrupp fechou a venda da CSA – Companhia Siderúrgica do Atlântico, instalada no Rio de Janeiro, para o Grupo Ternium. Com valor fixado em 1,5 bilhão de euros, a negociação encerra a investida da empresa alemã na área de siderurgia nas Américas, que provocou prejuízos à companhia.

“Com a venda da CSA, nos separamos definitivamente da Steel Americas. Isso é um marco importante no redirecionamento da Thyssenkrupp para um grupo industrial forte”, afirma Heinrich Hiesinger, CEO do grupo. “Dessa forma, mais de 75% do volume de vendas serão gerados com os nossos negócios rentáveis de bens de capital e serviços.”

Em 2005 o grupo decidiu expandir o ramo de aço para as Américas. O planejamento original previa produzir placas de aço a baixo custo no Brasil, processando e comercializando-as nos EUA e na Europa. Esse conceito não funcionou. Após um aumento significativo dos custos de construção das fábricas no Brasil e EUA, além de problemas técnicos e grandes prejuízos no início das operações, deu início a um reexame do projeto como um todo, logo após o atual CEO assumir o cargo.  

“Verificamos que a operação integrada de ambas as fábricas não era mais estrategicamente conveniente. As condições econômicas mudaram muito. Por isso, tomamos as decisões corretas e necessárias  no âmbito do redirecionamento da Thyssenkrupp e decidimos vender ambas as usinas”, relata Hiesinger.

Desde 2005, o grupo desembolsou mais de 12 bilhões de euros, somando investimentos e prejuízos na Steel Americas. Mesmo após a dedução das receitas da venda das usinas nos EUA e no Brasil, e da participação da Vale, resta uma perda de cerca de 8 bilhões de euros. Os efeitos são percebidos até hoje no balanço. Segundo avaliação da própria empresa, a recuperação ainda demandará alguns anos.

A planta de laminação nos EUA foi vendida em 2014 para um consórcio da ArcelorMittal e da Nippon Steel. Naquela época, não foi possível a venda da CSA, devido a compromissos contratuais complexos com a então sócia Vale. O grupo conseguiu dissolver esse relacionamento em maio de 2016 e desde então era proprietário exclusiva da CSA.

A Ternium é um dos líderes em siderurgia na América Latina, com 16 centros de produção no México, Argentina, Colômbia, Estados Unidos e Guatemala e é integrante do grupo controlador da Usiminas, com a Nippon Steel & Sumitomo Metal. A Ternium comercializou 9,8 milhões de toneladas de aço laminado em 2016 e comprou cerca de 3,7 milhões de toneladas de placas de aço de terceiros. Com a aquisição da CSA, a Ternium adquire capacidade de produção suplementar para até 5 milhões de toneladas de placas de aço por ano. Desse total, 2 milhões de toneladas continuarão a ser fornecidos para a laminadora da ArcelorMittal / Nippon Steel nos EUA até 2019, de acordo com o contrato de fornecimento de placas de aço em vigor.

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.