São Paulo, 29 de março de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

17/12/2016

Governo lança programa para renovar frota de ônibus

(18/12/2016) – Entre as medidas que visam estimular a economia que o governo federal lançou na semana passada está o Refrota – Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano. O Ministério das Cidades anunciou o repasse de R$ 3 bilhões – com recursos do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) – para Estados e Distrito Federal, que o governo estima ser suficientes para renovar 10% da frota de ônibus urbanos, hoje em cerca de 107 mil veículos.

A indústria de ônibus tem sido uma das mais penalizadas pela atual crise. Segundo dados da Anfavea, a produção de chassis de ônibus caiu mais de 50% desde o final de 2014. Em 2016, de janeiro a novembro, a produção caiu 15,4% em relação ao mesmo período do ano anterior – 17,7 mil unidades este ano e 21 mil no ano passado.

Na avaliação do ministro das Cidades, Bruno Araújo, o Refrota contribui para retomada do crescimento econômico no País. "Esses recursos ficam disponibilizados para a geração de empregos, modernização da frota (…) que o funcionamento pleno dessa cadeia receba esse importante estímulo, por parte do governo federal", afirmou.

No anúncio do Refrota em Brasília também foi lembrado que o Ministério da Indústria e Comércio Exterior, informou o presidente, também deve lançar um programa de modernização também da frota de caminhões do País.

Assim como no caso de outras medidas lançadas pelo governo na última semana, não foram divulgadas as regras de operacionalização do programa. Em nota de imprensa, o Ministério das Cidades informou que o prazo de carência e demais garantias ainda serão discutidas pelo FGTS, o ministério e demais interessados. Os bancos poderão ser escolhidos pelos interessados no financiamento. "A contrapartida mínima permanece em 5% do valor total do investimento".

Receba notícias
em seu e-mail

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.